Desde seu lançamento, em outubro de 2024, o programa “Alta Floresta Não Atropela” tem ganhado reconhecimento em todo o estado de Mato Grosso e no Brasil. Ontem, quinta-feira, 2 de janeiro de 2025, a iniciativa foi tema de uma reportagem no Jornal Hoje, da TV Globo, onde a biodiversidade do município foi destaque.
Durante a matéria, o Corpo de Bombeiros alertou que, em Alta Floresta, ocorre ao menos um atropelamento de primatas diariamente no perímetro urbano. Contudo, a instalação das pontes de dossel tem sido uma solução eficaz para mitigar esse problema, contribuindo para a proteção da fauna local.
A cidade é lar de doze espécies de primatas, sendo sete delas ameaçadas de extinção. Entre essas, destaca-se o zogue-zogue-de-alta-floresta, uma espécie descoberta recentemente e já em risco de extinção. Esse primata foi, inclusive, a inspiração para a criação do programa “Alta Floresta Não Atropela”, que busca proteger animais silvestres em áreas urbanas.
Além das pontes de dossel, o programa também prevê a construção de passagens subterrâneas para reduzir os atropelamentos de outras espécies, como antas, capivaras, tatus e tamanduás.
O “Alta Floresta Não Atropela” é uma ação promovida pelo Projeto Reconecta, com apoio da Prefeitura Municipal de Alta Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação Ecológica Cristalino (FEC), Fazenda Anacã e GreenYellow.
A iniciativa conta ainda com diversos parceiros, como a 7ª Companhia Independente Bombeiros Militar – 7ª CIBM – Alta Floresta, Diretoria Regional de Alta Floresta – SEMA/MT, Unidade Técnica do IBAMA e ICMBio de Alta Floresta, Aeroporto de Alta Floresta/COA, UFMT – Campus Sinop, Instituto Ecótono, UNEMAT/AFL, Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) e Conselho Municipal de Segurança Pública de Alta Floresta (COMSEP).
Com a união de esforços, o programa busca preservar a biodiversidade de Alta Floresta e promover a convivência sustentável entre o ambiente urbano e a fauna silvestre.
Veja a reportagem completa: Jornal Hoje | Pontes salvam animais em áreas de risco | Globoplay





