Neste sábado (27), Dia Mundial do Turismo, a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) destacou que Alta Floresta, junto a outras 60 cidades, integra o Mapa do Turismo Brasileiro. Elaborado pelo Ministério do Turismo, o mapeamento é uma ferramenta estratégica que orienta a definição de prioridades, o planejamento de ações e a destinação de recursos federais para o setor em todo o país.
Para os municípios, estar no Mapa significa maior capacidade de planejar, acessar recursos e se fortalecer como destino turístico. A avaliação considera critérios como oferta de hospedagem, geração de empregos, fluxo de visitantes, arrecadação e a presença de uma governança regional ativa. Com esse reconhecimento, as prefeituras ganham força para implementar obras, capacitações e eventos que atraem visitantes durante o ano todo.
Segundo o presidente da AMM e ex-prefeito de Primavera do Leste, Léo Bortolin, a entidade atua como parceira das prefeituras na estruturação do turismo. “Oferecemos apoio técnico ao planejamento municipal, qualificação de equipes, orientação sobre governança regional e alinhamento com as diretrizes federais. Nosso objetivo é ampliar projetos sustentáveis, promover os destinos e facilitar o acesso a investimentos”, destacou.
Além de Alta Floresta, outras cidades que aparecem no Mapa do Turismo Brasileiro em Mato Grosso incluem Água Boa, Apiacás, Araguaiana, Barra do Garças, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, entre outras, totalizando 61 municípios.