Pesquisar

Rodada de negócios reúne empresários e inaugura agenda comercial do setor florestal em Salvador

Rodada de negócios reúne empresários e inaugura agenda comercial do setor florestal em Salvador

Madeira Sustentável

Rodada de negócios reúne empresários e inaugura agenda comercial do setor florestal em Salvador

Evento organizado pelo Sebrae MT e promovido pelo FNBF e CIPEM conecta 49 empresas à 21 fornecedores mato-grossenses e fortalece a presença da madeira legal no Nordeste

A 2ª Rodada de Negócios da Madeira inaugurou, nesta quinta-feira (18), a semana comercial do setor de base florestal em Salvador. Organizado pelo Sebrae Mato Grosso (Sebrae MT) e promovido pelo Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), o encontro reuniu 49 empresas com atuação em diferentes regiões do país e mais de 20 empresários e industriais mato-grossenses no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

O presidente do FNBF, Frank Rogieri de Almeida, destacou a força das conexões geradas. “A missão do Fórum é conectar quem produz e quem compra. É isso que cria negociações reais, amplia o alcance da madeira manejada e fortalece a presença do setor em mercados estratégicos”.

Para o presidente do Cipem, Ednei Blasius, a construção de resultados depende da soma de esforços. “Eventos como este só acontecem porque muitas mãos trabalham na mesma direção. Quando as indústrias e empresários atuam juntos, fortalecem o setor e ampliam o alcance da madeira nativa de Mato Grosso. Esse é o nosso objetivo”

Diretor Técnico do Sebrae MT, André Schelini, reforçou o compromisso da instituição com práticas produtivas sustentáveis. “O setor florestal que internaliza inovação, rastreabilidade e boas práticas ambientais cresce mais, acessa novos mercados e se posiciona melhor na economia de baixo carbono. A rodada de negócios e a programação técnica que apoiamos aqui em Salvador reforçam exatamente esse caminho”, afirma.

Entre os potenciais compradores, Andrea Machado, proprietária da We Do Revestimentos Sustentáveis, avaliou positivamente o evento e vê de forma muito positiva a aproximação com fornecedores de Mato Grosso. “A madeira representa 70% dos nossos produtos. Eventos assim aproximam, geram confiança e ajudam o mercado a valorizar matéria-prima de manejo florestal, com rastreabilidade e sustentabilidade.”

De Santa Catarina, o empresário Marco Aurélio Kich viu no encontro uma oportunidade inédita. Ausente da primeira edição, em Florianópolis, fez questão de não perder a segunda. “Consegui fechar negócio com dois fornecedores e identifiquei caminhos para comercializar meus próprios produtos. Sem dúvidas, valeu a viagem e espero que iniciativas como essa sejam cada vez mais frequentes”, afirmou o proprietário de duas empresas de móveis e soluções em madeira.

Para quem produz, o impacto também foi imediato. Felipe Antoniolli, proprietário da Feviam Agroflorestal e presidente do Sindusmad, celebrou as novas possibilidades abertas no Nordeste. “Esses eventos são primordiais. Sentar cara a cara com os compradores muda tudo. Até hoje eu não tinha clientes na região, e hoje saio daqui com possibilidades reais e uma perspectiva concreta de ampliar nossa carteira.”

Parceiro estratégico da mobilização, Aderlândio Rangel, proprietário da Dopara Madeireira e associado do Sindiscam, reforçou a relevância da união do setor. “É uma satisfação apoiar um evento que aproxima o setor e cria oportunidades únicas”

Programação do Madeira Sustentável – A 5ª edição do Madeira Sustentável – O Futuro do Mercado será nesta quarta-feira (19), no Auditório da FIEB, a partir das 13h30, com abertura conduzida por Frank Almeida (FNBF) e Ednei Blasius (Cipem).

A agenda inclui ainda a secretária do Meio Ambiente (Sema) Mauren Lazzaretti, que aborda a política florestal do estado, e o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec) César Miranda, com painel sobre produtividade. A especialista Mariana Schuchovski encerra o ciclo com a discussão sobre regeneração e descarbonização das florestas, antes da roda de conversa final e do coquetel.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários