O provedor de serviços de internet Wavemax está sob ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS), uma nova onda de ataques voltou a assolar diversos ISPs, com vários relatos envolvendo o provedor de Alta Floresta, inclusive, têm se manifestado publicamente, informando os clientes que estão enfrentando sérios problemas no fornecimento dos serviços devido a esses ataques.
Apesar dos transtornos que causam às operações de provimento de internet, os ataques DDoS direcionados aos ISPs, na maioria dos casos, o objetivo dos grupos hackers é derrubar a infraestrutura dessas empresas.
Durante ataques DDoS em grande escala, as vítimas costumam ser acometidas por um alto volume de requisições, provenientes de milhares, às vezes, dezenas de milhares, de origens diferentes, geralmente espalhadas pelo mundo todo.
Medidas e estratégias de mitigação que dependem do trabalho humano para a identificação das fontes dos ataques se tornam ineficazes diante do enorme poder de fogo dos hackers, já que proveem de milhares de origens maliciosas diferentes, as quais passam a chegar repentinamente na infraestrutura.
Na teoria, basta bloquear o IP de procedência dos ataques para interromper as conexões dos hackers. No entanto, os ataques DDoS ocorrem de forma descentralizada (com vários IPs de origem), dificultando o combate.
A Wavemax, que atua na região de Alta Floresta, publicou no Instagram que os ataques DDoS atingiu o provedor.