As forças de segurança de Alta Floresta realizaram ontem (27), a 16ª edição da Operação Lei Seca de 2025, com fiscalização intensa nas imediações da avenida Ludovico da Riva Neto. A ação resultou na apreensão de 30 veículos sendo 21 motocicletas e 9 carros e na prisão de dois condutores por embriaguez ao volante.
Segundo o balanço oficial, foram emitidos 77 autos de infração de trânsito, envolvendo casos de direção sob efeito de álcool, recusa ao teste do bafômetro, condução sem habilitação, documentação vencida e veículos sem registro ou não licenciados.
Durante a operação, foram realizados 137 testes de alcoolemia. Oito motoristas foram flagrados dirigindo sob influência de álcool e dois se recusaram a realizar o teste. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a embriaguez ao volante é considerada crime, com pena prevista de seis meses a três anos de detenção, multa de R$ 2.934,70 e suspensão ou proibição do direito de dirigir.
Além das prisões, a fiscalização identificou 21 motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 17 veículos em situação irregular de registro ou licenciamento.
A operação contou com a participação integrada de 22 Policiais Militares, 15 Policiais Civis, 7 servidores do Detran, 9 agentes de trânsito, 3 Bombeiros Militares, 4 Policiais Penais e 1 servidor da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). As abordagens começaram às 17h e se estenderam ao longo da noite.
A Operação Lei Seca visa reforçar a segurança viária, combater a combinação de álcool e direção e coibir infrações que coloquem em risco a vida de motoristas e pedestres.