Pesquisar

Mais de 80 moradores de MT são deportados dos EUA no segundo mandato de Donald Trump

Mais de 80 moradores de MT são deportados dos EUA no segundo mandato de Donald Trump

GESTÃO AMBIENTAL

Mais de 80 moradores de MT são deportados dos EUA no segundo mandato de Donald Trump

Interessados em participar de forma online poderão se inscrever até no máximo 10h desta terça-feira (3)

Foto: Sistema Verdes Mares (SVM)

No primeiro ano do segundo mandato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mais de 80 pessoas de Mato Grosso foram deportadas pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), segundo relatório do programa ‘Aqui é Brasil’, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Ao todo, 3.113 brasileiros foram deportados pelos Estados UnidosMato Grosso ocupa a sétima posição no ranking, com 88 pessoas — 73 homens e 15 mulheres — enviadas de volta ao país em 32 voos fretados pela imigração americana entre fevereiro de 2025 até o fim de janeiro deste ano.

Ranking dos 10 estados com mais moradores deportados dos EUA

Ranking Estado Número de deportado
Minas Gerais 1568
Rondônio 314
São Paulo 287
Goiás 165
Espírito santo 142
Pará 97
Mato Grosso 88
Rio de Janeiro 73
Santa Catarina 55
10° Parána 52

De acordo com dados do programa de acolhimento humanitário, a maioria dos deportados do estado está na faixa etária de 18 a 29 anos e é pardo.

Perfil dos moradores de MT deportados
Entre os moradores deportados, a cor de pele parda é a predominante no estado
Pardos: 71,59 %Pretos: 12,5 %Brancos: 15,91 %
Fonte: ‘Aqui é Brasil’, coordenado pela Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)

O relatório também aponta que 14% dos casos envolvem beneficiários sem documento — pessoas que não possuem registro civil (como certidão de nascimento, RG ou CPF) ou não conseguem apresentá-lo.

Entre os deportados, cerca de 50% afirmaram ter concluído o ensino médio. A outra metade se divide entre pessoas sem escolaridade, aquelas que não finalizaram o ensino fundamental e outras que chegaram a concluir esse nível ou até o ensino superior.

Ainda de acordo com a instituição, boa parte dos brasileiros deportados já têm em mente áreas de atuação para ingressar no mercado de trabalho e se reerguer no estado (veja tabela abaixo).

Setor de atuação pretendido pelos retornados

Setor Retornados
Indefinido 29
Serviços e Comércios 27
Agropecuária e Extração 14
Industria e Construcção 9
Tecnologia e Informação 7
Saúde, Educação, Gestão Pública 2

Dos deportados de Mato Grosso, mais de 64% afirmaram que pretendem se hospedar na casa de familiares. Outros 28% disseram que vão retornar para a própria residência. Já 1% declararam não saber onde ficar e 1% contam com abrigos públicos.

O ICE afirmou que os critérios para deportação levam em conta, principalmente, violações das leis de imigração dos Estados Unidos, antecedentes criminais e riscos à segurança pública. Também entram na lista pessoas que perderam o status legal, seja por visto vencido ou por entrada irregular no país.

Fonte: g1 MT

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários