A 3ª edição da Operação Lei Seca 2026 foi realizada na noite desta quinta-feira (13), em Alta Floresta, na Avenida Ludovico da Riva. A ação teve início às 21h e mobilizou diversas forças de segurança com o objetivo de combater a condução de veículos sob efeito de álcool e outras irregularidades no trânsito.
A operação contou com atuação integrada do Batalhão da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, 20ª Ciretran, Secretaria Municipal de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Politec.
Durante a fiscalização, 85 veículos foram abordados e 94 testes de alcoolemia realizados. Ao todo, foram confeccionados 61 Autos de Infração de Trânsito (AITs). Entre as principais irregularidades registradas estão 12 autuações por dirigir sob efeito de álcool e cinco por recusa ao teste do bafômetro. Também foram contabilizadas 17 autuações por conduzir veículo sem possuir CNH, uma por dirigir com a habilitação vencida há mais de 30 dias, nove por veículos sem registro ou não licenciados, além de outras infrações diversas.
No total, 35 veículos foram autuados e 24 removidos, sendo nove carros e 15 motocicletas.
A operação resultou ainda em cinco prisões. Quatro condutores foram detidos por embriaguez ao volante, conforme o Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Também foi registrada uma prisão com base no Artigo 28 da Lei 11.343/2006, referente ao uso ilícito de drogas.
Não houve lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), nem prisões por mandado judicial ou desobediência durante a ação.
A Operação Lei Seca faz parte das ações permanentes de fiscalização no município e tem como foco reduzir acidentes, preservar vidas e reforçar a segurança no trânsito. Segundo as forças de segurança, novas edições devem ser realizadas ao longo do ano, mantendo a política de tolerância zero à combinação de álcool e direção em Alta Floresta.





