Pesquisar

Eletrobras inicia obras emergenciais na Usina Colíder após falhas em drenos

Eletrobras inicia obras emergenciais na Usina Colíder após falhas em drenos

Detecção de danos

Eletrobras inicia obras emergenciais na Usina Colíder após falhas em drenos

Intervenções incluem fechamento de drenos e suspensão temporária do rebaixamento do reservatório no rio Teles Pires, em Itaúba

A Eletrobras deu início às primeiras intervenções na Usina Hidrelétrica Colíder, localizada no rio Teles Pires, em Itaúba (MT), para buscar soluções diante dos danos identificados em drenos do sistema. Atualmente, cinco dos 70 drenos apresentaram falhas, conforme registrado desde junho deste ano.

Seguindo recomendações de especialistas independentes e de equipes técnicas, o rebaixamento controlado do reservatório, iniciado em 14 de agosto, será temporariamente suspenso para a execução dos trabalhos. O nível do rio está em torno de 266 metros acima do nível do mar.

As medidas incluem o fechamento dos drenos na seção afetada, a fim de evitar novas saídas de material do subsolo. Desde a aquisição da usina, em 30 de maio, a Eletrobras afirma ter priorizado a segurança do empreendimento, das comunidades vizinhas e do meio ambiente.

Todo o processo ocorre de forma controlada, com acompanhamento de órgãos fiscalizadores e especialistas, garantindo transparência e rigor técnico em cada etapa.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários