O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para chuvas intensas nesta quinta-feira (2) em municípios do norte de Mato Grosso, com destaque para Alta Floresta. A condição climática também atinge Nova Maringá e outras localidades da região.
Na noite de quarta-feira (1º), um temporal já havia atingido Alta Floresta, provocando a queda de árvores em diferentes pontos da cidade. O vento forte e a chuva causaram rompimento de cabos, deixando bairros sem energia elétrica e sem acesso à internet.
De acordo com o Inmet, durante a manhã desta quinta-feira são esperadas muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no norte e sudoeste de Mato Grosso. À tarde, o cenário se intensifica com chuvas persistentes em Alta Floresta, Nova Maringá e também em cidades de Mato Grosso do Sul, como Bela Vista e Dourados.
No período da noite, a previsão é de pancadas de chuva em quase todo Mato Grosso, exceto no leste do estado, onde o céu deve variar entre muitas e poucas nuvens. Em Mato Grosso do Sul, além da chuva, existe risco de queda de granizo em áreas do leste, centro-norte e pantanais.
Entre as capitais do Centro-Oeste, a mínima prevista é de 17°C em Brasília. Já as máximas podem chegar a 39°C em Cuiabá e 37°C em Goiânia. A umidade relativa do ar na região deve variar entre 15% e 80%.
O Inmet ressalta que a previsão é essencial para atividades como agricultura, aviação, pesca e turismo, além de contribuir para estudos climáticos em nível nacional e internacional.