Pesquisar

Alta Floresta firma compromisso inédito para neutralizar emissões de carbono

Alta Floresta firma compromisso inédito para neutralizar emissões de carbono

CARBONO ZERO

Alta Floresta firma compromisso inédito para neutralizar emissões de carbono

Alta Floresta alcança melhor desempenho entre os municípios de Mato Grosso no projeto-piloto do Sebrae que busca mapear ações para neutralizar emissões de carbono e atrair investimentos climáticos.

O município de Alta Floresta está entre as seis cidades de Mato Grosso que integram o projeto-piloto “Roadmap Território Carbono Neutro” (RTCN), uma iniciativa do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), por meio do Sebrae/MT e em parceria com outras unidades estaduais da instituição. O objetivo é mapear ações sustentáveis que contribuam com a redução de gases poluentes, mitiguem os efeitos das mudanças climáticas e atraiam financiamento climático.

Além de Alta Floresta, participam do projeto os municípios de Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra. No total, 30 cidades dos estados do Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Mato Grosso foram selecionadas com base em critérios como representatividade dos biomas, diversidade regional, interesse em práticas sustentáveis e capacidade de implementação.

O programa oferece apoio técnico para a construção de uma agenda ambiental local. Em cada cidade, foi aplicado um questionário com 58 perguntas que avaliam temas como mudanças climáticas, gestão territorial, capacidade administrativa e financeira, governança e ambiente de negócios. A partir das respostas, os municípios foram classificados com notas de A a E. Alta Floresta obteve o melhor desempenho entre os municípios mato-grossenses, ficando no nível “C”.

Entre as ações propostas estão: inventário de emissões de carbono, implementação do plano diretor, classificação de capacidade de pagamento (CAPAG), IPTU verde, compras públicas sustentáveis, participação em conselhos e apoio a micro e pequenas empresas.

Na próxima fase, o Sebrae utilizará a plataforma RTCN para aproximar prefeituras de investidores. A ideia é facilitar o acesso a recursos financeiros para a implementação dos planos municipais de ação climática. A plataforma reúne os dados coletados, diagnósticos e estratégias de cada cidade participante.

O projeto foi iniciado em 2023 pelo Sebrae de Mato Grosso do Sul e agora se expande para outros estados com o apoio do Sebrae Nacional.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários