Após meses de trabalho, a Águas Alta Floresta, empresa do Grupo Iguá Saneamento, concluiu com êxito as atividades previstas no Plano de Estiagem de 2023. Membros integrantes do Grupo de Estiagem se reuniram na terça-feira (05.12) para a solenidade de encerramento das ações. Estiveram presentes representantes da concessionária, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Fazenda, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária.
Apesar das diversas ondas de calor impulsionadas pelo Fenômeno El Niño durante o período de seca, a companhia garantiu a continuidade do abastecimento e a qualidade da água ofertada à população durante cerca de 150 dias sem chuvas constantes, no município.
A companhia elaborou um plano de ação para o enfrentamento da estiagem no município. As iniciativas executadas para o bom funcionamento do sistema de abastecimento de Alta Floresta foram desde ações de conscientização e comunicação ao monitoramento da qualidade e consumo da água, além da contratação de caminhões-pipa para apoio às áreas mais críticas. No município, a companhia atuou também na ampliação da capacidade de reservação da água potável.
Para o gerente operacional da Águas Alta Floresta, Cristian Martarello, apesar de 2023 ter sido um ano desafiador em relação ao longo período de estiagem, o plano de ação da concessionária e instituições parceiras alcançou o principal objetivo que foi fornecer um atendimento de qualidade à população mesmo com baixa pluviosidade.
“Ainda que a estiagem tenha se prolongado até meados de novembro, conseguimos superá-la sem racionamentos nem prejuízos à população, graças a um plano de ação bem estabelecido que contava com a utilização de represas auxiliares nas proximidades das captações dos rios Taxidermista I e Taxidermista II. A união entre planejamento e cooperação da sociedade foi importantíssima para que pudéssemos superar esse momento tão difícil que é a estiagem”, destacou.