A frota de veículos em Mato Grosso segue em ritmo acelerado e já ultrapassa 2,7 milhões de unidades, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). O crescimento registrado entre 2019 e 2024 foi de 50,3%, o dobro da média nacional, que ficou em 25,5% no mesmo período.
Somente em Cuiabá e Várzea Grande, as duas principais cidades do estado, circulam cerca de 730 mil veículos o que equivale a dizer que 76,7% da população possui um carro ou uma moto. O aumento tem se refletido diretamente no trânsito, com congestionamentos mais frequentes, inclusive em áreas que antes não apresentavam lentidão.
O levantamento também mostra que o número de financiamentos de veículos no país atingiu 5,3 milhões de unidades em setembro de 2025, o maior volume de crédito desde 2011, segundo a Bolsa de Valores (B3).
Para o Detran-MT, os dados evidenciam não apenas o fortalecimento econômico do estado, mas também um desafio crescente em relação à mobilidade urbana. “O sonho do carro próprio continua forte entre os mato-grossenses, mas o aumento da frota impõe uma nova realidade: mais veículos nas ruas, mais consumo de combustível e mais necessidade de planejamento viário”, aponta o órgão. Com informações do Mato Grosso Econômico





