Estão abertas as inscrições para o curso de “Formação de Agentes Culturais com Ênfase em Inovação, Inclusão e Diversidade”, destinado a capacitar trabalhadores da cultura em municípios do interior de Mato Grosso. O projeto foi aprovado no Edital Viver Cultura-Identidades, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Segundo o proponente do projeto, Alison Vieira de Jesus, a iniciativa possui grande importância para o fortalecimento da cultura e da mão de obra especializada no Estado. “O projeto visa capacitar pessoas interessadas na área cultural, com foco nos que desejam atuar como agentes culturais. Isso ajudará a qualificar o setor e impulsionar a atuação cultural em Mato Grosso”, destaca.
Embora o curso seja aberto a agentes culturais de qualquer município, a prioridade será dada aos residentes em Alta Floresta, Sinop e Guarantã do Norte, que estão localizados a 791 km, 481 km e 709 km de Cuiabá, respectivamente. Essas cidades foram escolhidas devido à relevância cultural e à necessidade de qualificação específica para esses municípios.
O curso abordará temas como inclusão, inovação e empreendedorismo, oferecendo aos participantes uma abordagem ampla para atuar no mercado cultural. “Além de capacitar para o trabalho como agentes culturais, o curso também proporcionará ferramentas para o desenvolvimento de projetos empreendedores na área”, explica Alison Vieira.
Serão oferecidos 8 encontros online entre os dias 21 de abril e 30 de junho. Também estão previstas atividades presenciais no segundo semestre, em Alta Floresta, Sinop e Guarantã do Norte, com participação opcional. Ao final do curso, os participantes terão a oportunidade de produzir um evento cultural, garantindo uma vivência prática da produção cultural.
Para se inscrever, basta acessar o link aqui