A administração pública em Matupá (200 quilômetros de Sinop) iniciou processo de credenciamento, ontem, visando o fornecimento de serviços voltados à fonoaudiologia, terapia ocupacional e terapia ABA, também conhecida como análise do comportamento aplicada, para pacientes sob acompanhamento no Sistema Único de Saúde (SUS).
A previsão é que sejam prestadas aproximadamente 4 mil sessões durante período contratual de 12 meses, totalizando investimento de R$ 506 mil. A gestão destacou que a escolha de atendimentos em cunho local garantirá melhor adesão aos tratamentos, facilitando a continuidade das ações, promovendo abordagens personalizadas e acelerando o processo natural de reabilitação, tais como da fala, linguagem e audição, no caso das avaliações em fonoaudiologia.
A gestão ainda destacou a exigência de experiência comprovada no atendimento a pacientes com Transtorno do Espectro Altista (TEA), preferencialmente em contextos de saúde pública ou programas específicos para essa população. Outro fator exigido serão processos de capacitação contínua com as equipes empregadas, mantendo os profissionais atualizados sobre as melhores práticas e novas abordagens terapêuticas no respectivo formato.
As consultas devem ser agendadas conforme as necessidades da secretaria municipal de Saúde, seguindo critérios como o fluxo e número de pacientes que necessitam das consultas.