Pesquisar

Alta Floresta se destaca como destino de ecoturismo em Mato Grosso

Alta Floresta se destaca como destino de ecoturismo em Mato Grosso

Ecoturismo

Alta Floresta se destaca como destino de ecoturismo em Mato Grosso

Crescimento de até 50% no turismo reflete esforços do estado em promover atrações naturais e consolidar a região como referência em ecoturismo e turismo de aventura.

O turismo em Mato Grosso registrou um crescimento de 30% a 50% em 2024, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). A participação do estado em grandes feiras nacionais e internacionais foi decisiva para posicionar Mato Grosso como um dos principais polos de ecoturismo do Brasil, com destaque para Alta Floresta.

Alta Floresta é rica em biodiversidade e oferece passeios diferenciados que dão a oportunidade de conhecer o bioma e praticar canoagem, pesca esportivas, entre outras atividades. Com a natureza preservada, a região conta com rios, cachoeiras e trilhas, onde é possível ver diversidade de aves e animais em seu habitat, além de grande variedade de espécies de plantas, aonde é possível ir de barco e trilhas. Na cidade, os visitantes podem conhecer o Museu de História Natural de Alta Floresta; o avião Douglas D-C3, uma recordação da colonização da região; a Lagoa das Capivaras e a figueira gigante.

A rede hoteleira local oferece infraestrutura voltada para ecoturismo, pesca esportiva e observação de aves, recebendo visitantes de diversas partes do mundo. Alta Floresta também se destaca pela realização de eventos corporativos e ambientais, consolidando sua importância no cenário turístico.

A cidade impressiona quem busca um destino para descansar em meio a natureza. Tem seu destaque no ecoturismo e birdwatching, turismo de negócios e eventos, turismo cultural, e é indutora no turismo de pesca esportiva.

Ações de promoção impulsionam o turismo

A Sedec atribui o aumento no fluxo turístico à participação em feiras como a Global Birdfair, na Inglaterra, e a Avistar, em São Paulo, que fortaleceram o segmento de observação de aves. A criação da Rota da Diversidade de Primatas, conectando Alta Floresta a outras regiões, também impulsionou o interesse por atividades ligadas à fauna e flora.

Além disso, eventos como a Feira Internacional do Turismo (FIT) do Pantanal reuniram milhares de visitantes e expositores, promovendo a cultura e a biodiversidade do estado.

Perspectivas para 2025

O Governo de Mato Grosso segue investindo no ecoturismo, reafirmando o compromisso com a conservação ambiental e a valorização das riquezas naturais e culturais do estado. Alta Floresta continua a se destacar como um dos principais destinos para quem busca experiências únicas na Amazônia mato-grossense.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários