Pesquisar

TJMT suspende expediente e prazos após incidente de segurança nos sistemas

TJMT suspende expediente e prazos após incidente de segurança nos sistemas

Retorno ocorrerá de forma gradual

TJMT suspende expediente e prazos após incidente de segurança nos sistemas

PJe e outros sistemas foram temporariamente indisponibilizados; Tribunal afirma que, até o momento, não há indícios de uso indevido de dados.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) suspendeu o expediente e os prazos processuais nesta segunda-feira (21) após identificar um incidente de segurança envolvendo parte da infraestrutura tecnológica do órgão.

Como medida preventiva, sistemas institucionais, incluindo o Processo Judicial Eletrônico (PJe), foram temporariamente indisponibilizados. O Tribunal informou que também adotou medidas de proteção, como redefinição de credenciais de acesso e restrição de acessos sensíveis.

Segundo o TJMT, as análises sobre o incidente continuam sendo realizadas por equipes especializadas, com apoio técnico. Até o momento, o órgão informou que não foram identificados indícios de uso indevido de dados relacionados ao incidente nem de comprometimento dos mecanismos de backup.

A suspensão afeta processos judiciais eletrônicos e físicos, tanto de primeiro quanto de segundo grau. Os prazos que começariam ou terminariam nesta segunda-feira serão prorrogados para o primeiro dia útil seguinte ao restabelecimento dos sistemas.

Ainda não há previsão para a retomada dos serviços. O TJMT informou que o retorno ocorrerá de forma gradual, após a validação e a adoção dos critérios técnicos de segurança.

As audiências e sessões de julgamento previstas para esta segunda-feira deverão ser remarcadas pelas respectivas unidades judiciais e órgãos julgadores. As partes e os advogados deverão ser comunicados sobre as novas datas.

Apesar da suspensão do expediente, os serviços essenciais, as atividades urgentes e o plantão judiciário permanecem funcionando normalmente. Durante a indisponibilidade dos sistemas, medidas urgentes poderão ser recebidas e processadas em meio físico ou por outro meio disponível. Após o restabelecimento, os procedimentos deverão ser inseridos nos sistemas eletrônicos.

O Tribunal informou que continuará divulgando atualizações sobre o caso por meio de seus canais oficiais.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários