Pesquisar

Horário de Verão volta a ser especulado; Ministério de Minas confirma que não há definição

Horário de Verão volta a ser especulado; Ministério de Minas confirma que não há definição

Retorno do Horário de Verão

Horário de Verão volta a ser especulado; Ministério de Minas confirma que não há definição

Ministério de Minas e Energia informa que análise sobre retorno do Horário de Verão está em andamento, mas decisão ainda não foi tomada

Horário de verão está suspenso desde 2019 (Renato Araújo/ABr/ABr)

Após seis anos de suspensão, o Horário de Verão voltou a repercutir nas redes sociais com especulações sobre uma possível volta ainda em 2025. Nesta quinta-feira (18), o Ministério de Minas e Energia (MME) se pronunciou por meio de nota, afirmando que o tema está sendo avaliado, mas não há decisão oficial sobre sua retomada.

Segundo o ministério, as condições dos reservatórios de água estão favoráveis e evoluem dentro da normalidade ao longo do período seco, deixando o Sistema Interligado Nacional (SIN) em situação melhor do que no ano passado. O Horário de Verão foi suspenso pelo governo federal em 2019 e desde então não voltou a ser adotado.

“Estudos até fevereiro de 2026 confirmam o pleno atendimento de energia, conforme destacou o Operador Nacional do Sistema Elétrico”, informou o MME. A pasta também destacou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) segue acompanhando o sistema, fornecendo informações atualizadas às autoridades para subsidiar a decisão mais adequada sobre o assunto.

Se aprovado, o Horário de Verão afetaria as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso, com adiantamento de uma hora nos relógios, enquanto Norte e Nordeste permaneceriam inalterados. A medida visa reduzir o consumo de energia elétrica nos horários de pico, entre 18h e 21h, mas, até o momento, não há confirmação de implementação.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários