Pesquisar

Indea pede para produtores cadastrarem marca utilizada em gado

Indea pede para produtores cadastrarem marca utilizada em gado

Indea pede para produtores cadastrarem marca utilizada em gado

Os produtores rurais de Mato Grosso têm até junho de 2023 para cadastrar a “marca a fogo”, utilizada pelos produtores rurais para a identificação permanente de bovinos e bubalinos no Sistema Informatizado do Indea.

Para efetuar o registro, o produtor deve levar sua ferramenta de “marca a fogo” ao Indea-MT, preencher e assinar o “Formulário para o Registro de Marca a Fogo”. Os documentos estão disponíveis no site www.indea.mt.gov.br, em Sanidade Animal > Cadastramento Pecuário.

Se possuir mais de uma marca, o produtor deve levar todas as ferramentas, registrá-las e informar quais são utilizadas em cada exploração pecuária de sua titularidade. Quem não utiliza marcação a fogo, também deve informar ao Indea e registrar a forma utilizada para identificar seus bovinos e bubalinos, preencher e assinar a “Declaração da Não Utilização da Marca a Fogo”.

Após o registro da modalidade de identificação, ela sairá impressa na Guia de Trânsito Animal (GTA), que facilitará a fiscalização dos animais em transporte.

Caso o produtor rural não faça o registro da marca de fogo, será penalizado e não poderá emitir a GTA, inviabilizando a atividade. A partir de julho, a marca de fogo informada pela propriedade deverá corresponder à guia de trânsito, senão o produtor também poderá ser alvo de sanções.

Além de melhorar a rastreabilidade do rebanho, a medida também representa mais segurança e inibe ações de roubos e furtos de gado no estado, identificando a quem pertence os animais.

Conforme os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), de janeiro a agosto deste ano foram registradas 160 ocorrências de furto de gado e outros cinco registros de roubo. A quantidade de animais não foi especificada.

“O registro da marca de fogo é para complementar a Guia de Trânsito Animal (GTA), gerando maior segurança ao produtor”, explicou o coordenador de Defesa da Sanidade Animal, Felipe Peixoto.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários