Regional

30/12/2018 08:57 OLHAR DIRETO

Anunciado como secretário, Kardec diz que Esporte sofre abandono e Cultura está uma lástima

Anunciado como o próximo secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Sectel), o deputado estadual reeleito, Allan Kardec (PDT) criticou a atuação do atual Governo nas áreas que englobam a futura Pasta e avaliou que muita coisa precisará mudar a partir do ano que vem. Para o parlamentar, a Cultura no Estado está uma lástima e o Esporte não pode deixar de executar o valor orçado, como aconteceu em 2018.

Diplomado como deputado estadual na última segunda-feira (18), Kardec, que foi anunciado como secretário no dia seguinte, criticou a forma como o esporte foi tratado nos últimos anos, com a extinção de jogos escolares e o pouco apoio aos amadores.


“Nos últimos quatro anos praticamente não se viu nada na área do esporte. Eu que sou militante do esporte vi acabarem com os jogos escolares, acabarem com os jogos estudantis. Os jogos abertos praticamente não existiu. O esporte amador em Cuiabá e em Mato Grosso só aconteceram porque existem guerreiros trabalhando nele”, disse o parlamentar, minutos antes de receber seu diploma.


“O esporte não pode se negar a realizar o que foi orçado. Em 2018 era R$ 24 milhões e comparado a outras pastas bilionárias este valor é ínfimo. Mesmo assim não conseguiram executar. A secretaria de Esporte executou R$ 11 milhões e mal conseguiu dar conta do seu recado. O mínimo que teremos que ter é a garantia de orçamento e autonomia para trabalhar”, analisou.


A cultura, também foi alvo de críticas do deputado, que a classificou como uma lástima nos últimos anos. “A cultura está uma lástima. Museus estão fechados, festivais parados, o audiovisual não aconteceu. Estas são questões que vamos estar dando muito valor. Esta será nossa referência nos últimos anos”, finalizou.


Eleito como deputado estadual em outubro, com 18.629 votos, o professor de educação física, com mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea, Allan Kardec foi anunciado como o novo comandante da pasta, pelo governador eleito Mauro Mendes (DEM) na tarde de ontem.


No último fim de semana, o parlamentar lançou um livro sobre o futebol de várzea na comunidade São Gonçalo Beira Rio e foi muito elogiado por membros da Academia Mato-grossense de Letras, que o apontaram como um dos poucos políticos intelectuais do Estado.


Com a saída de Kardec para o Poder Executivo, seu lugar na Assembleia Legislativa será ocupado pelo primeiro suplente Romoaldo Junior (MDB).


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
[email protected]

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo