Regional

15/08/2016 09:53

Ator da Globo participa de ritual indígena em Mato Grosso

O ator da Rede Globo, Caio Blat, participou do tradicional “Kuarup” (ritual de despedida dos mortos e encerramento do período de luto para indígenas) que foi celebrado na aldeia Tuatuari, no Parque do Xingu. A cerimônia ocorreu entre os dias 10 a 14 deste mês.

Os indígenas lembraram o falecimento do cacique Pirakuman Yawlapiti. O líder indígena morreu após sofrer um ataque cardíaco, em agosto do ano passado. Em sua página em uma rede social, o ator disse que ficou emocionado com  a cerimônia. “Muito emocionado, partindo agora para o Kuarup do meu amigo Piracuman, que me recebeu em sua casa durante as filmagens do [filme] Xingu”. O Kuarup ocorre uma vez por ano no Parque Indígena do Alto Xingu.

Os índios celebram, dançam, cantam e rezam. Caio recebeu um convite formal para esta cerimônia. "Caio Blat de Oliveira, a família Pirakuman e o povo Yawalapiti aguarda a sua presença com satisfação para a cerimônia do ritual Kuarap em homenagem ao cacique Pirakuman Yawalapiti nos dias 10 a 14 de agosto, na aldeia Tuatuari, no Parque do Xingu, no Mato Grosso", dizia o convite.

O trabalho mais recente do ator foi a novela “Liberdade, Liberdade”. Na trama, ele interpretava um personagem gay em pleno século 18, quando a sodomia (como era chamado) era crime no Brasil. 

Fonte: Só Notícias/Cleber Romero


Queimada   crime nativa newsBanner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
[email protected]

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo