Meio Ambiente

11/12/2021 14:40 Arão Leite/J. Cidade

FOZ DO SÃO MANOEL: Índio Kayabi critica operação do Ibama no Teles Pires

 Taravy Kayabi, uma liderança da etnia Kayabi na região de Alta Floresta se mostrou indignado com a forma que aconteceu a operação do Ibama para coibir garimpos ilegais em reservas banhadas pelos Rios Teles Pires e São benedito. De acordo com ele, tocar fogo em pelo menos 20 balsas, provocando derramamento de óleo e outros produtos tóxicos na água, afeta centenas de indígenas que moram naquela área.


O Kayabi declarou que maior parte da água e alimento consumido pelos indígenas a fonte é o Rio Teles Pires, mas que devido aos poluentes derramados a partir da explosão das balsas para retiradas de garimpeiros, o risco à saúde das tribos é grande. “O duro é que operações assim a gente já viu. Infelizmente não é a primeira vez. Temos exemplo da Operação Eldorado onde mataram até indígenas. Dessa vez pegaram barco da aldeia, levaram combustível e largaram embarcação em outra área”, comenta.


“Não somos contra estarem atendendo as determinações que vem a gente sabe, lá de cima – governo federal-, mas da forma que estão agindo, poluem o meio ambiente mais que as balsas e nosso povo é prejudicado”, aponta.
A operação que visa acabar com garimpos ilegais, principalmente em reservas indígenas foi coordenada segundo informações, diretamente pelo Ibama em Brasília, mas o órgão até o momento não se manifestou.

Já a Cooperativa dos Garimpeiros na região de Alta Floresta aponta que pelo menos 100 famílias de trabalhadores serão penalizadas diretamente e ainda afirmam que se não a maioria, boa parte das balsas destruídas não estavam em áreas proibidas.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
[email protected]

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo