Meio Ambiente

05/12/2021 16:21 G1 MT

Ibama flagra exploração ilegal de madeira em terra indígena e assentamento em MT

Cinco veículos foram apreendidos, sendo que quatro deles precisaram ser destruídos. Responsáveis pelos crimes ambientais fugiram.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fez a apreensão de cinco veículos durante uma operação, em parceria com a Polícia Militar, contra a exploração ilegal de madeira no Parque Indígena do Xingu e na Reserva Legal do assentamento ENA, no município de Feliz Natal, a 538 km de Cuiabá.

A ação contra os crimes ambientais foi realizada entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.

Conforme o Ibama, no Parque Indígena do Xingu foram apreendidos dois caminhões com 30,20 metros cúbicos de itaúba em toras. Um deles precisou ser destruído por causa da fuga dos responsáveis, informou o instituto.

Já no assentamento ENA, que o Ibama afirma ser alvo constante de exploração de madeira, foram apreendidos e destruídos, devido à impossibilidade de retirada do local, um caminhão com 30 dúzias de lascas de itaúba, um trator e uma moto. Os envolvidos fugiram ao perceberem a presença das equipes de fiscalização. A madeira estava sendo explorada em formato de toras e lascas para cerca.

Segundo o Ibama, os valores das multas ainda estão sendo levantados. A finalização dos procedimentos para a responsabilização dos infratores deve ocorrer nesta semana.

 

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
[email protected]

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo