Meio Ambiente

27/09/2021 17:33

Filhotes de onça-pintada e lobo-guará embarcam para Zoológico de Brasília

Animais resgatados foram recebidos pela Sema-MT, passaram por atendimento médico na UFMT, e foram destinados para local adequado

Dois filhotes de onça-pintada e um de lobo-guará embarcaram em um avião rumo à Fundação Jardim Zoológico de Brasília na tarde desta segunda-feira (27.09). O envio dos animais para o local adequado faz parte do protocolo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e encerra o atendimento dos animais em Mato Grosso.

Os animais foram alocados em uma parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), por terem sido resgatados ainda filhotes, e não possuírem capacidade de sobrevivência na natureza para a soltura no habitat natural.

As onças haviam sido resgatadas pela Sema-MT em uma fazenda em Juara. Eles estavam debilitados quando foram encontrados e passaram por reabilitação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Sinop. 

O lobo-guará foi resgatado perto de Cáceres, em uma região de queimada, onde a mãe não foi encontrada. "Como todo animal resgatado em área queimada, ele foi enviado para a UFMT para a realização de exames, e não foram encontradas alterações no pulmão e nem queimaduras. Após isso, foi para o CEMPAS até ter a destinação correta", explica o gerente  de Fauna da Sema-MT, Fernando de Siqueira.
O Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS) da UFMT cuidou do filhote de lobo-guará até a sua destinação final. 


Queimada   crime nativa newsBanner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
[email protected]

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo