Meio Ambiente

16/07/2022 11:33 Gazeta Digital

PF deflagra operação contra garimpo ilegal em terras indígenas de MT

A Polícia Federal deflagrou neste sábado (16) a Operação Alfeu VI que visa dar cumprimento à decisão judicial que determina a desocupação da área atingida por garimpeiros, bem como apreensão de maquinários e utensílios utilizados na atividade de garimpagem ilegal.

Ao mesmo tempo, o Exército, em continuidade aos trabalhos planejados para serem realizados na Operação Ágata, irá atuar em conjunto com a Polícia Federal, Funai (Fundação Nacional do Índio) e Força Nacional na Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista D’Oeste (MT), Nova Lacerda (MT), Pontes e Lacerda (MT) e Vila Bela da Santíssima Trindade (MT). 

“O objetivo principal da ação conjunta é a otimização da utilização dos escassos recursos públicos direcionados para alcance dos melhores resultados possíveis e consequentemente retorno da paz social na região”, diz a Polícia Federal.

Ainda de acordo com a corporação, inicialmente serão realizadas buscas por instrumentos e maquinários utilizados pelos criminosos.

Caso sejam encontradas máquinas em boas condições e que sejam passíveis de serem retiradas do meio da mata, serão apreendidas e destinadas às prefeituras dos municípios vizinhos à área degradada.

No segundo momento será realizada a destruição e a inutilização de bens sem valor monetário expressivo ou de difícil/impossível remoção que forem encontrados em toda a extensão da Terra Indígena Sararé.

Após o encerramento das atividades em campo as investigações terão continuidade para identificar os financiadores dessa atividade ilegal e descapitalizar a organizações criminosa que financiam a degradação do meio ambiente.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
[email protected]

Redes Sociais

Logo

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo