Pesquisar

Defensoria Pública de Mato Grosso recebe selo ouro de combate ao racismo em premiação nacional

Defensoria Pública de Mato Grosso recebe selo ouro de combate ao racismo em premiação nacional

Luta antirracista

Defensoria Pública de Mato Grosso recebe selo ouro de combate ao racismo em premiação nacional

Maria Cecília Alves da Cunha, segunda subdefensora pública-geral, e o ouvidor-geral da DPMT, Getúlio Pedroso, receberam o prêmio

A Defensoria Pública de Mato Grosso foi premiada na tarde de terça-feira (7), em Brasília, pelo segundo ano consecutivo, com o “Selo Esperança Garcia Por Uma Defensoria Antirracista”.

Em 2022, a DPMT foi a única do Centro-Oeste a receber selo ouro de combate ao racismo, durante o XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, em Goiânia. No ano anterior, a DPMT ficou com o selo prata.

Concedida pelo Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas (CNODP), a condecoração, que está em sua terceira edição, premia as boas práticas antirracistas nas Defensorias Públicas de todo o Brasil.

Maria Cecília Alves da Cunha, segunda subdefensora pública-geral, e o ouvidor-geral da DPMT, Getúlio Pedroso, receberam o prêmio por volta das 16h30, na capital federal, em nome da Instituição.

“A conquista do Selo Esperança Garcia na Categoria Ouro pela segunda vez é um reconhecimento significativo do empenho da Defensoria Pública de Mato Grosso na luta antirracista. Isso reforça o compromisso da Instituição em combater o racismo sistêmico e promover a Justiça para todos e todas, demonstrando que está comprometida em continuar a luta por um ambiente de trabalho e Sistema de Justiça mais inclusivo e igualitário”, declarou Maria Cecília.

Neste ano, a premiação ocorreu no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília, durante a 2ª edição do seminário “Defensoria na Luta Antirracista”, entre os dias 6 e 7 de novembro.

“Essa conquista é um marco importante para a Defensoria Pública de Mato Grosso, pois demonstra nosso compromisso com a promoção da igualdade racial e a defesa dos direitos da população negra”, afirmou Pedroso, que também é coordenador nacional da pessoa com deficiência e de comunicação do CNODP.

O evento reuniu defensores públicos-gerais, membros de Defensorias Públicas de todo o país, especialistas e autoridades de diversos estados, visando dialogar sobre essa temática tão importante para o progresso da sociedade.

“Receber esse prêmio é uma motivação para continuarmos trabalhando incansavelmente para construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as pessoas, independentemente de sua raça, cor ou etnia, tenham os mesmos direitos e oportunidades. Também agradecemos à população negra de Mato Grosso, que nos inspira a avançar com ações para promoção da igualdade racial”, destacou o ouvidor.

Durante o seminário, os palestrantes debateram sobre políticas afirmativas, racismo, direitos humanos, acesso da população negra à Justiça, direitos dos povos quilombolas e de origem africana, reflexos da escravidão na estrutura das cidades, relação do direito com as comunidades indígenas e como o Judiciário trata a violência racial.

Fonte: Alexandre Guimarães

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br