Educação

30/03/2021 09:37 Rose Velasco | SES-MT

Mato Grosso registra 100% de adesão dos municípios ao Programa Saúde na Escola

Com esse resultado, está assegurada a cobertura de 1.616 escolas públicas que contemplam o público-alvo do programa: estudantes, da creche ao ensino fundamental, incluindo escolas rurais e indígenas

O Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com Secretarias de Estado de Saúde, de Educação, de Assistência Social e Cidadania e com as gestões municipais, registrou pela primeira vez o recorde histórico de 100% de adesão dos 141 municípios de Mato Grosso para o biênio 2021 e 2022.

A boa notícia é comemorada pelas equipes técnicas envolvidas. Com esse resultado, está assegurada a cobertura de 1.616 escolas públicas que contemplam o público-alvo do programa: estudantes, da creche ao ensino fundamental, incluindo escolas rurais e indígenas.

 

De acordo com Jane Taveira, responsável técnica da Equipe de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), “esse resultado fortalece programas de combate à obesidade infantil e carências nutricionais e fomenta a promoção da saúde e segurança alimentar no ambiente escolar, de forma a garantir o desenvolvimento adequado e saudável de crianças e adolescentes”.

 

Essas condições são preconizadas pela Constituição Federal Brasileira, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

 

“Gostaríamos de enaltecer os gestores dos 141 municípios mato-grossenses que priorizaram a saúde e a educação de 480.693 estudantes contemplados em escolas pactuadas, sendo 1.029 delas consideradas prioritárias pelo programa em razão da maior vulnerabilidade de seus alunos. São prioritárias as creches, as escolas com a maioria dos alunos pertencentes às famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, do socioeducativo ou escolas do campo”, explicou a Coordenadora da Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires.

 

Os municípios também puderam aderir ao Programa Crescer Saudável e manifestar interesse à Estratégia NutriSUS, com resultados relevantes para o estado – de 80,85% e 64,54% de adesão dos municípios, respectivamente.

 

O Programa Saúde na Escola prevê doze ações a serem desenvolvidas pelas escolas e, em razão da situação de pandemia, também estabelece ações para o enfrentamento à Covid-19, com foco na prevenção. Nesse sentido, foram disponibilizados recursos para contribuir com o esforço municipal neste contexto de crise sanitária. Para Mato Grosso, o Ministério da Saúde repassou R$ 7.232.982,00 pelo Programa Saúde na Escola.

 

“Os Grupos de Trabalho Intersetorial do Programa Saúde na Escola estão mobilizados e articulados com os gestores municipais e estaduais e têm o compromisso de planejar intersetorialmente um retorno gradativo e seguro das atividades escolares, mantendo um diálogo permanente com a vigilância sanitária para os cuidados necessários no enfrentamento aos riscos nesse período crítico de pandemia”, concluiu Milton Fleury, um dos representantes da saúde no Grupo de Trabalho Intersetorial do programa.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
[email protected]

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo