Destaques

19/10/2021 19:31

Prefeita de Carlinda é premiada por gestão eficiência fiscal e transparência

A solenidade de entrega do prêmio Band Cidades Excelentes, realizada nesta terça-feira (19), na Associação Mato-grossense dos Municípios, em formato híbrido, contemplou gestores de 28 municípios do estado. Os projetos foram avaliados por meio de uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, o Índice de Gestão Municipal-IGMA. A plataforma é baseada em inteligência artificial, criada para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros, por meio de indicadores econômicos e sociais das cidades.

A avaliação técnica dos projetos foi baseada nos seguintes pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, infraestrutura e mobilidade urbana, desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Para cada pilar, os municípios foram separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local, sendo até 30 mil habitantes, de 30 mil a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

Na categoria Eficiência Fiscal e Transparência os vencedores foram:  Carlinda, Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, parabenizou os prefeitos premiados e destacou as dificuldades que os gestores enfrentam diariamente para administrar os municípios. “É um desafio ser prefeito em município com economia exaurida e estagnada. Mas se o gestor administrar os recursos de forma eficiente os resultados virão. Ficamos muito felizes com o reconhecimento do trabalho de 28 gestores de Mato Grosso e esperamos que no próximo ano possamos ter pelo menos 3 vezes mais gestores na  lista de excelência na gestão pública”, assinalou.

Fraga também destacou a necessidade de apoio aos municípios com economia exaurida e estagnada para que possam ampliar a sua capacidade de gestão e atendimento `as demandas da comunidade. “Precisamos de um olhar diferente para esses municípios. É necessário criar programas de apoio a municípios menores para que possam desenvolver e oferecer qualidade de vida para a população”, frisou.

O governador Mauro Mendes, que participou de forma remota, parabenizou a  AMM e o grupo Band pela iniciativa de  estabelecer instrumento de mensuração de resultado para que a qualidade do serviço público possa ser aprimorado em Mato  Grosso. “Fui prefeito e hoje,  como governador,  estou convencido que precisamos aprimorar mecanismos de desempenho de resultado.  Parabenizo os prefeitos, prefeitas e todos os que fazem parte do trabalho em busca da eficiência do serviço municipal”, assinalou.

O representante do Instituto Áquila, Leonardo Rischele, disse que o  instituto pesquisou 360 municípios no Brasil e 90 no exterior para avaliar os indicadores de excelência no setor público. “A iniciativa privada acompanha a excelência do setor público. Existe um ciclo contínuo  de desenvolvimento que começa por eficiência fiscal e transparência”, ressaltou.  

O diretor do grupo Bandeirantes em Mato Grosso, Evaldo Silva, disse que o prêmio foi baseado em dados técnicos. “As cidades reconhecidas não devem nada para a Band nem para o Instituto Áquila. Só tenho a agradecer o momento que estou vivendo. Nesse trabalho estamos contribuindo com as gerações futuras”, afirmou.

A solenidade também contou com a presença do deputado estadual Dilmar Dal Bosco, do Secretário Adjunto de Educação Profissional e Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Stéphano do Carmo, entre outros.

 


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
[email protected]

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo