Cultura

19/01/2022 13:27

Livro sobre mapeamento do brincar será lançado em Chapada dos Guimarães

O livro foi produzido com recursos do Edital MT Nascentes, da Secel, e será lançado nesta quarta-feira (19.01)

O livro “Cartografia do Brincar – Brinquedos e Brincadeiras do Centro da América do Sul”, que traz um mapeamento sobre o brincar de 12 comunidades rurais e bairros de Chapada dos Guimarães, será lançado nesta quarta-feira (19.01), às 17h, no Centro Cultural Casa di Rose. O projeto é um dos selecionados no Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio da Lei Aldir Blanc.

O Centro Cultural Casa di Rose, onde será o lançamento, fica em Chapada dos Guimarães, cidade escolhida para embasar o mapeamento do projeto. A autora Micheli Sierra e equipe de produção percorreram as comunidades e registraram como as crianças e adultos brincam e quais os brinquedos constroem. O livro conta com relatos de mais de 90 brincadeiras, fotos, um mapa conceitual do munícipio elaborado pelo geógrafo Eduardo Rocha, ilustrações em aquarela feitas pela artista plástica Fabrícia Campello e projeto gráfico de Roseli Carnaíba.

“O livro traz o contexto da territorialidade do brincar e da potência da infância, onde a criança é protagonista e narradora de sua própria história. É uma viagem ao devir e um aprofundamento no imaginário, desvelando as contribuições da cultura da infância para um mundo melhor”, destaca Micheli.

Como contrapartida do projeto, foram entregues 200 exemplares do livro para a Secretaria Municipal de Educação de Chapada dos Guimarães, de modo que o material possa ser aproveitado em sala de aula.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
[email protected]

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo