Cultura

20/04/2022 11:30 Cida Rodrigues | Secel-MT

Intérpretes de Nico e Lau são homenageados como Mestres da Cultura Mato-grossense

Neste sábado (23.04), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá, filme e pocket show celebram a trajetória dos atores Justino Astrevo e Lioniê Vitório

A trajetória artística e a relevante contribuição ao humor e à cultura popular fizeram com que a dupla Nico e Lau se tornasse parte da simbologia e iconografia da identidade mato-grossense. E, para homenagear os atores Justino Astrevo e Lioniê Vitório, que interpretam os personagens, estreia neste sábado (23.04), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá, o filme ‘Mestres da Cena’, que será acompanhado pela apresentação do espetáculo ‘Remedeia Com Que Tem’. 

Com 40 minutos de duração, o filme integra o projeto selecionado em edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) que visa celebrar a dupla de artistas como Mestres da Cultura Mato-Grossense. O documentário de curta-metragem narra a história por trás dos personagens, falando sobre a vida, obra e legado de Justino Astrevo e Lioniê Vitório, desde a iniciação nas artes, passando pela formação e principais influências, até suas contribuições no desenvolvimento artístico atual fora dos palcos.

Em ‘Remedeia Com Que Tem’, Nico e Lau apresentam um show humorístico que faz uma viagem na linha do tempo resgatando os causos do início da carreira até chegar na fase atual de grande apelo popular. O espetáculo de uma hora de duração acontece logo após a exibição do filme, trazendo histórias, performances e interpretação de músicas.  

A união dos dois projetos compõe o 4º Quero Mais Cultura, que é patrocinado pelo Governo de Mato Grosso, por meio de emenda parlamentar atendida pela Secel-MT. Com entrada social de apenas dois quilos de alimentos, a programação comemora a trajetória da dupla humorística mais popular do Estado. 

“Será uma programação imperdível, em que poderemos dar boas gargalhadas e celebrar a vida e carreira da dupla que promove a cultura matogrossense através do humor há tanto tempo. Para nós, da Secel, é uma honra contribuir para que a história desses extraordinários artistas seja reconhecida, preservada e difundida. Viva os mestres da cultura!”, destaca o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.

Lioniê Vitório e J. Astrevo: Mestres da Cultura

Além do trabalho humorístico‚ os atores Lioniê Vitório e Justino Astrevo são admirados  também pela valiosa contribuição em preservar e difundir a cultura mato-grossense. Para se consolidarem no mercado das artes cênicas, os artistas acumulam décadas de dedicação ao teatro antes mesmo da criação das personagens Nico e Lau.

Lioniê Vitório, o Nico, é mato-grossense de Santo Antônio de Leverger. Formado em Artes e pós-graduado em Patrimônio Cultural, começou sua carreira artística em 1986, no Grupo Ânima de Teatro, na antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso‚ hoje IFMT.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
[email protected]

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo