Cultura

03/03/2022 16:15 Estadão Mato Grosso

Câmara aprova lei que torna baguncinha patrimônio cultural cuiabano

Os vereadores aprovaram, em segunda votação, o projeto de lei que torna o baguncinha, lance cuiabano, junto com a maionese temperada, como patrimônio cultural imaterial de Cuiabá. A proposta foi votada na sessão ordinária desta quinta-feira (03) e recebeu 16 votos favoráveis, uma abstenção, da vereadora Michelly Alencar (DEM), e houve o registro de sete ausências. Agora, o documento segue para análise do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que pode sancionar ou vetar. Caso rejeite a matéria, a discussão retornará à Câmara de Cuiabá.

O projeto de autoria do vereador Adevair Cabral (PTB) tramita desde o ano passado e sofreu emendas supressivas da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que retirou alguns artigos do texto. A ideia dividiu opiniões. Alguns consideram desnecessária, mas o autor defende a propositura alegando que é constitucional e que foi acolhida pela população, principalmente daqueles que sobrevivem da venda do lanche.

“O objetivo desta propositura é buscar a valorização das tradições que fazem parte da nossa culinária e gastronomia e buscar dar respaldo ao funcionamento dos trailers de lanche e similares e para que o lanche baguncinha, juntamente com a maionese temperada, seja considerado patrimônio cultural de Cuiabá. Por isso, a importância desta Lei para que valorize e reconheça tantos trabalhadores informais que trabalham com o lanche em específico”, diz trecho da justificativa apresentada pelo parlamentar.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
[email protected]

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo