Pesquisar

Programa Alta Floresta inicia Instalação de pontes para travessia de animais na próxima semana

Programa Alta Floresta inicia Instalação de pontes para travessia de animais na próxima semana

Programa Alta Floresta não Atropela

Programa Alta Floresta inicia Instalação de pontes para travessia de animais na próxima semana

Alta Floresta será o primeiro município da Amazônia brasileira a ter um Plano Urbano de Mitigação para redução de atropelamentos de animais silvestres e integrar os fragmentos florestais da cidade.

Entre os dias 14 a 18 de outubro serão instaladas 7 pontes de dossel em vias urbanas de Alta Floresta para dar passagem a 6 espécies de primatas que mais circulam na cidade, entre eles o zogue-zogue-de-alta-floresta, espécie recentemente descoberta e um dos macacos mais ameaçados do mundo. A ação faz parte do Programa Alta Floresta não Atropela que será lançado no dia 14/10 – segunda-feira às 19 horas.

Paralelamente, acontecem várias atividades no Teatro Municipal Agostinho Bizinoto e na Praça do Avião, tais como Circuito de Educação Ambiental e a Exposição de Fotografias de Primatas – “Entre Galhos e Olhares”. A equipe do projeto Reconecta estará montando as pontes de cordas na praça, para que toda a comunidade possa acompanhar o trabalho. Em seguida, as 7 pontes serão instaladas em vias públicas onde mais ocorrem os atropelamentos da fauna silvestre e acidentes envolvendo veículos.

O Programa Alta Floresta não Atropela surgiu no ano passado, quando a bióloga Fernanda Abra, líder do Projeto Reconecta, esteve na cidade e com todos os parceiros do programa identificou 12 pontos críticos onde ocorrem atropelamentos de animais silvestres. Entre os dias 22 a 26 de julho deste ano, a bióloga apresentou o planejamento para várias instituições públicas municipais, estaduais e federais do município.

As pontes ainda terão câmeras TRAP para monitoramento das espécies que utilizarão as estruturas. O monitoramento será liderado pelo Projeto Reconecta contando com apoio de estudantes e acadêmicos locais, como da UNEMAT e UFMT. Um dos parceiros é o primatólogo e professor Dr. Gustavo Canale (UFMT e UNEMAT),vice-presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia e membro do Instituto Ecótono.

Ainda serão implantadas placas de sinalização, redutores de velocidade, passagens terrestres e desassoreamento de bueiros que poderão ser adaptadas para passagem de animais terrestres.
A realização do evento é do Projeto Reconecta, Prefeitura Municipal de Alta Floresta, Fundação Ecológica Cristalino (FEC), Fazenda Anacã e Green Yellow. São parceiros do Programa Alta Floresta não Atropela: 7ª Companhia Independente Bombeiros Militar – 7ª CIBM – Alta Floresta, Diretoria Regional de Alta Floresta – SEMA/MT, Unidade Técnica do IBAMA de Alta Floresta, Aeroporto de Alta Floresta/COA, UFMT – Campus Sinop, Instituto Ecótono, UNEMAT/AFL e Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMDEMA.

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br