Um apagão cibernético está provocando verdadeira dor de cabeça em várias partes do mundo. Voos foram atrasados, além de problemas com serviços bancários e de comunicação foram constatados.
No Brasil, os primeiros relatos de problemas começaram por volta das 7h, relativos a dificuldades em acessar alguns aplicativos de bancos, como os do Bradesco, Pan, Neon e Next. Porém, ainda não há confirmação se a instabilidade está ligada ao apagão global.
Embora os voos estejam sendo retomados, as autoridades alertam para possíveis atrasos continuados enquanto as ações de mitigação são implementadas e os sistemas são gradualmente restabelecidos
Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas paralisaram seus voos, causando confusão nos aeroportos. Na Austrália, as filas estão crescendo e passageiros estão sendo retidos, pois os serviços de check-in online e cabines de autoatendimento estão desativados.
Conforme a Associated Press, o apagão tem a ver com usuários da Microsoft, que têm problemas para acessar serviços e aplicações do Microsoft 365.
Por sua vez, o governo da Austrália afirma que o incidente estaria relacionado a um problema global envolvendo a empresa de segurança cibernética CrowdStrike. No país, há, também, problemas com operadoras de telefonia e internet.
A CrowdStrike já se manifestou, dizendo estar ciente de falhas no Windows relacionadas ao sensor Falcon. Contudo, a informação foi publicada em uma área do site da empresa protegido por senha.
Caos global com apagão cibernético
- A rede de TV estadunidense ABC relata que nenhum voo de America Airlines, United e Delta devem decolar nas próximas horas. As viagens já em curso seguirão normalmente;
- Os maiores aeroportos de Índia e Europa sofrem com problemas técnicos. Em Berlim, as decolagens foram suspensas por algumas horas;
- Outro problema tecnológico reportado foi no Alasca (EUA), onde o serviço de emergências 911 (o 190 do Brasil) ficou fora do ar;
- Na Austrália, serviços bancários e de mídia também foram afetados, obrigando algumas lojas a fecharem suas portas temporariamente;
- No Reino Unido, há relatos de que o serviço de trem foi afetado, podendo enfrentar cancelamentos de viagens;
- O canal britânico Sky news enfrentou dificuldades para transmitir ao vivo e chegou a ficar fora do ar e alegou desligamentos repentinos de computadores Windows, que passaram a exibir a “tela azul da morte”;
- As autoridades de saúde do país relataram que a agenda virtual dos médicos está fora do ar;
- Consumidores não conseguiram pagar suas compras, pois háinterrupções nos sistemas de pagamentos;
- Na Alemanha, cirurgias eletivas foram canceladas em dois hospitais;
- Na África, um dos maiores bancos da África do Sul disse enfrentar problemas, com todos os seus serviços sendo afetados em todo o país africano;
- Outras duas empresas que estão sofrendo com o problema, segundo o DownDetector, são Visa e Amazon.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair apontou que “estamos atualmente enfrentando interrupções na rede devido a uma interrupção global de TI de terceiros que está fora do nosso controle”.