Agronegócios

26/07/2022 06:46 Sérgio Borges, TV Centro América

MT lidera exportações de carne bovina no país

Houve um aumento de 32% nas exportações no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

Mato Grosso liderou as exportações de carne bovina no país. No primeiro semestre deste ano houve um aumento de 32% em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse resultado se deu às técnicas de manejo que permitem criar os animais e fazer o plantio de grãos na mesma propriedade.

O estado possui mais de 32 milhões de cabeças de gado. De acordo com o diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, a técnica de agricultura e pecuária em uma mesma propriedade se expandiram para outras áreas do estado.

"Antigamente era um privilégio do cerrado. Hoje a gente vê nas regiões de mata, na região noroeste que também há uma presença muito grande da integração. Mato Grosso, em um passado recente, deu quase 3 milhões de hectares para pastagem e lavoura, mas, ao mesmo tempo, mantendo e aumentando o seu rebanho", disse.

No primeiro semestre deste ano foram abatidos aqui no estado mais de 2 milhões de bovinos, aumento de mais de 5%, em comparação com o mesmo período de 2021.

Uma das explicações é que os produtores destinaram ao abate uma quantidade maior de fêmeas matrizes, já que o preço dos bezerros ficou menos atrativo. Uma outra causa foi o crescimento da demanda tanto no mercado nacional quanto no internacional.

Este ano acabaram-se as restrições sanitárias, principalmente da China, à carne brasileira e o produto que ficou represado no ano passado pôde ser exportado neste ano. Além disso, com a gripe suína na Ásia, a carne brasileira consolidou-se ainda mais nesses mercados

O analista de mercado Rodrigo Santos disse que os consumidores têm motivos pra ficares otimistas, já que o aumento do volume de abate pode contribuir para a redução do preço da carne nos próximos meses.

"A maior oferta de produto no mercado tende a trazer uma retração nos preços então a gente já consegue observar uma queda no índice de inflação em alguns produtos e essa grande oferta de carne bovina no mercado. Com certeza pode ter um impacto positivo na redução dos preços e o consumidor final começar a voltar a comprar carne bovina", disse.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
[email protected]

Redes Sociais

Logo

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo