Agronegócios

16/07/2022 06:03 G1MT

MT lidera segmento da pecuária com mais de 30 milhões de cabeças de gado

Em todo o estado são mais de 140 mil pessoas atuando como pecuaristas.

Nesta sexta-feira (15) é celebrado o Dia do Pecuária. Em todo o estado são mais de 140 mil pessoas atuando nesta atividade. Com um um rebanho de 32 milhões de cabeças, Mato Grosso é líder do segmento no país. Celso Nogueira, 66 anos, está há cerca de 40 anos na atividade. E a história dele com o setor começou bem cedo, ainda menino, no interior do Rio de Janeiro.

Ele cresceu no sítio da família e sempre ajudou os pais na lida com o campo. No entanto, os caminhos da vida o levaram a trabalhar na construção civil. Mas, talvez, essa tenha sido a “desculpa” que o destino precisava para trazê-lo a Mato Grosso.

Jovem, ele trabalhava como mestre de obras no metrô do Rio de Janeiro, quando foi convidado por um pecuarista para gerenciar um propriedade naquele estado. Como tinha experiência adquirida no seio da família, aceitou.

Passou um tempo trabalhando no interior do Rio, até que foi convidado pelo patrão para se mudar para Mato Grosso. Veio. O tempo passou, o patrão se endividou e ele teve que sair da direção das fazendas. Passou a atuar na compra e venda de gado.

Juntou dinheiro e comprou uma fazenda, assim foi crescendo. Atualmente, tem três pequenas propriedades no município de Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá.

Hoje, Celso está como presidente do Sindicato Rural de Cuiabá e, para ele, o principal desafio da pecuária é instabilidade no preço da arroba. A constante especulação deixa os pecuaristas inseguros e, de certa forma, impede maior desenvolvimento e tecnificação da atividade.

Enquanto representante do setor, a mensagem que ele deixa é para que os pecuaristas acreditam na atividade, se unam e lutem que a pecuária se desenvolva cada vez mais.

Em homenagens aos que se dedicam e contribuem para o crescimento do rebanho mato-grossense, a Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso) fez um vídeo narrado pelo locutor Cuiabano Lima, a voz marcante do rodeio de Barretos (SP).

 

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
[email protected]

Redes Sociais

Logo

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo