Pesquisar

Investigação de suspeitas de fraude eleitoral deve ser concluída antes da diplomação

Investigação de suspeitas de fraude eleitoral deve ser concluída antes da diplomação

Eleições municipais

Investigação de suspeitas de fraude eleitoral deve ser concluída antes da diplomação

Promotor confirma investigação, mas observa que corre em sigilo

O promotor eleitoral da 24ª Zona de Alta Floresta, Dr. Paulo Jarovisk, afirmou à Mato Grosso do Norte, nesta segunda-feira, 21, que não pode dar detalhes a respeito da investigação que está acontecendo sobre candidatas, supostamente incluídas nas listas dos partidos, para preencher a cota de mulheres prevista na Legislação Eleitoral, por que os processos correm em sigilo.

“Por imposição constitucional, essas investigações correm em sigilo e não posso dar detalhes do conteúdo. Mas há um acompanhamento feito pelo Ministério Público Eleitoral, existem procedimentos de fatos instaurados e algumas pessoas já foram ouvidas. E estamos fazendo novas diligências para reunir outros elementos para identificar se houve mesmo esta fraude na cota de mulheres”, afirma o promotor.

Caso haja a identificação, conforme ele, o Ministério Público Eleitoral irá entrar com ação específica, de Investigação Judicial Eleitoral. O prazo para esta ação ser concluída e até na diplomação, que deve ser marcada em data limite até em 19 de dezembro.

“Acreditamos que a conclusão ocorra antes, mas até na diplomação dos eleitos temos que promover esta ação. Porém, acredito que não chegue até lá. Em duas semanas estarão todas concluídas, assim como a análise do Ministério Público se vai entrar ou não com a ação e se foi comprovada a fraude”, disse Dr. Paulo.

Em Alta Floresta há várias candidatas que obtiveram votações inexpressivas na eleição de 6 de outubro, o que motivou as suspeitas de serem candidaturas laranjas, apenas para preencher as cotas de gênero Entre as candidatas suspeitas de candidaturas fakes estão:

Rosana Personal (PSD) 2 votos

Luana Henrique (PSD), 2 votos

Eucilene Freitas (PP) 5 votos

Nice da Nova Era (PRD), 8 votos

Cleidiane (PT) 0 voto

Nena Castro, (Republicanos) 12 votos

 

 

Fonte: Jornal Mato Grosso do Norte

Receba as notícias do Nativa News no seu WhatsApp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br