Vídeos

Sinop - Rio Teles Pires - Peixes 17/09/2019 08:49 www.rdnews.com.br

Sema notifica usina por morte dos peixes no rio Teles Pires

Resultados preliminares da Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema) apontam uma diminuição de oxigênio na água para a causa da morte dos peixes no rio Teles Pires. Em nota enviada ao , a pasta informou que continua a investigar o caso para obter informações mais apuradas. Ainda não há previsão para quando o laudo fica pronto.

Nesta segunda (9), um pescador indignado filmou o mar de peixes no Teles Pires, em Itaúba (a 572km de Cuiabá), e acusou a Sinop Energia, que é responsável por uma usina hidrelétrica no rio, de causar a mortalidade dos animais aquáticos. “Olha o tamanho desta Matrinchã morta, dá uma olhada, enorme. É peixe e mais peixe descendo morto”, lamenta.

A empresa Sinop Energia pontuou, por sua vez, que "não vai medir esforços financeiros e pessoais para atendimento às exigências ambientais, buscando sempre minimizar ou compensar os possíveis impactos ambientais previstos nesse tipo de empreendimento".

Segundo a Sema, a empresa já foi notificada "a tomar medidas mitigadoras". Ela abriu o vertedouro para aumentar a vazão da água. "Já no final da tarde desta terça-feira (10), foram verificadas melhoras na disponibilidade de oxigênio da na água", informa em nota.

"A Sema seguirá monitorando a situação para garantir respostas rápidas em casos de intercorrências. A Secretaria reforça que uma equipe multidisciplinar acompanha o caso e que todas as decisões são tomadas com base em critérios técnicos e científicos. Dessa forma, se coloca à disposição da sociedade e reitera sua missão com a conservação ambiental do Estado para a sustentabilidade", acrescenta.

Outro lado

Procurado pela redação do , a empresa Sinop Energia deu, por meio de nota, o seguinte posicionamento:

Em atualização ao fato ocorridono dia 09 de setembro, com o perecimento de peixes abaixo do barramentoda Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, a Sinop Energia informa que o evento foi pontual e já está normalizada a condição ambiental no rio Teles Pires.

O eventofoi imediatamente comunicado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA/MT), envolvendo as equipes de Cuiabá e de Sinop, que no momento acompanham todas as atividades desenvolvidas no canteiro de obras da Usina. As informações sobre o monitoramento da qualidade da água também foram disponibilizadas ao órgão para análise.

A Sinop Energia esclareceainda que eventuais ocorrências estão previstas no licenciamento ambiental de Empreendimentos Hidrelétricos do porte da UHE Sinop.

A Sinop Energia reforça que não mede esforços financeiros e pessoais para encontrar soluções rápidas para minimizar oucompensar acontecimentos desta natureza.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo