Saúde

26/03/2021 06:01 Vitória Lopes I Gazeta Digital

Mato Grosso é terceiro estado com pior índice de vacinação do país

Com recorde de mortes e alta ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Mato Grosso é o terceiro estado que menos vacinou contra a covid-19 no país, de acordo com dados divulgados pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, nesta quinta-feira (25). Com 4,04%, o estado fica na frente apenas de Rondônia, com 3,93%, e Pará, com 3,72% da população imunizada. 


Os dados do consórcio são obtidos por meio das secretarias de saúde dos estados. Junto com a lentidão da vacinação, Mato Grosso também enfrenta colapso na saúde, já que também é um dos estados com maior taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do país.

Até o momento, 142.561 pessoas foram vacinadas com a primeira dose. Outras 59.709 foram imunizadas com a segunda dose. Cerca de 3,5 milhões de mato-grossenses ainda aguardam a vacina.


A lentidão da vacinação ficou pior com a suspensão da campanha em Cuiabá, pois o site de cadastro saiu do ar. Filas com idosos se formaram no Centro de Eventos do Pantanal. Segundo a prefeitura, a vacinação será retomada na sexta-feira (26), e o site caiu por conta de uma fake news, que gerou muitos acessos no domínio.


Colapso na saúde
Segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) da última quarta-feira (24), a ocupação dos leitos de UTI chegou a 97%. Fora o colapso nas unidades de saúde, Mato Grosso se mantém como o pior Estado no ranking da Inloco, que mede a adesão da população ao distanciamento social, medida fundamental para redução do contágio da covid-19 e, por consequência, o número de mortes.


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reforçou a necessidade de medidas mais restritivas, como o lockdown, para estados com alerta crítico para a pandemia da covid-19. A recomendação se aplica a Mato Grosso, que tem registrado números recorde de mortes pela doença.


A Fiocruz alerta para, além da rápida elevação dos casos e mortes pela doença, a alta taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no país. Em Mato Grosso, 98% das UTI’s para covid da rede pública estavam ocupadas na quarta-feira (24), 7.033 mortes foram causadas pela doença e 292.842 pessoas ficaram doentes. Na rede particular, a lotação dos leitos de enfermaria e UTI está em quase 100%.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo