Regional

22/02/2021 14:03 Vitória Lopes I Gazeta Digital

Com UTIs lotadas, Juruena estuda possibilidade de lockdown nesta terça-feira

 Município de Juruena pode realizar o fechamento total das atividades comerciais – ou lockdown – nesta terça-feira (23). A cidade será a primeira de Mato Grosso a adotar a medida após a segunda onda da covid-19.


A medida ocorre pelo crescimento de novas infecções e óbitos pela doença, além do esgotamento dos leitos nos hospitais na região. Esta não é a primeira vez que Juruena decreta o lockdown. Em julho de 2020, o município também fechou o comércio, junto com Cuiabá e outras cidades mato-grossenses.


De acordo com o prefeito Manoel Garça Branca (DEM), o decreto ainda será discutido nesta segunda-feira (22), mas a previsão é ser anunciado oficialmente na terça-feira, para que a população se prepare. O único estabelecimento que funcionará é farmácia. Os outros, incluindo mercados e postos de combustíveis, serão fechados.


“Temos que avisar a população para se organizarem, na questão de comida e essas coisas. Tem muita gente desprevenida, mas depois a gente fecha”, afirmou.


Ainda de acordo com o gestor, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Hospital Municipal de Juruena estão lotados. Ao todo, eles possuem 3 UTIs, para uma população de 16.335 pessoas, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020.


“É uma situação crítica para  a gente resolver nesse momento. Precisamos mandar forças para os profissionais [da saúde] do município, mas precisamos da ajuda de vocês”, lamentou, se referindo à imprensa.


Somente no domingo (21), conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), uma mulher de 79 anos morreu em decorrência da covid-19 no município.


A pasta ainda informou que, até o dia 20 de janeiro, Juruena recebeu o total de 146 doses da vacina contra o novo coronavírus.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo