Regional

26/12/2020 06:57 Thalyta Amaral/Gazeta Digital

Cidades de MT voltam a ter toque de recolher após aumento da covid

Pelo menos 3 cidades de Mato Grosso voltaram a ter o toque de recolher em dezembro por causa do aumento dos casos de covid-19. A medida polêmica, que restringe a circulação de pessoas durante a madrugada foi muito usada no começo da pandemia, nos meses de abril e maio, mas acabou sendo revogada em todos os municípios que aderiram.

Publicaram no Diário Oficial dos Municípios a medida restritiva São José do Rio Claro (315 km a médio-norte de Cuiabá), Juara (709 km a médio-norte) e Novo Horizonte do Norte (682 km a médio-norte). Os decretos foram assinados na última semana e trazem outras regras para a biossegurança. 

Em 16 de dezembro, São José do Rio Claro foi a primeira a decretar a volta do toque de recolher, que restringe a circulação de meia-noite às 5 horas, com exceção para os dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, em razão das festividades. O documento também proíbe os banhos nos balneários e rios, além de reduzir o horário de funcionamento do comércio, das 7 às 20 horas de segunda a sexta-feira e das 7 às 12 horas nos fins de semana.

 

No dia seguinte, 17 de dezembro, foi a vez de Juara tomar medida semelhante. Por lá o que de recolher é das 23h às 5h, “ficando proibido o funcionamento no perímetro urbano e dos distritos de qualquer estabelecimento após o referido horário, salvo em caráter excepcional e inadiável, devidamente justificado”. A prefeitura informou inclusive que irá contar com o apoio da Polícia Militar para que a medida seja cumprida.

 

No dia 18 de dezembro a Prefeitura de Novo Horizonte do Norte assinou o decreto para restringir as atividades das 23 às 5 horas, além de proibir a práticas esportivas coletivas e restringir o número de pessoas em bares, mercearias, lanchonetes e padarias. Segundo o decreto, a decisão foi tomada com base na “evolução nos casos no Brasil, até o momento, estima-se que, sem a adoção das medidas propostas pela pasta para a prevenção, o numero de casos da doença dobre a cada três dias”.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo