Regional

06/11/2020 09:05 Olhar Direto

Devido à pandemia do coronavírus, valor da mandioca sobe 185%

O valor da saca de 50 kg da raiz de mandioca aumentou 185,7%, se comparado com o valor de maio. Naquela época, a saca era vendida a R$ 42, enquanto dados divulgados nesta terça-feira (27) apontam que o valor chegou a R$ 120, o mesmo praticado na semana passada. Seca prolongada, pragas e pandemia influenciaram na queda da produção, resultando, consequentemente a elevação da preço.

Devido a alta dos preços locais, a grande maioria da mandioca consumida no estado é importada do Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. Apesar do valor mais caro pela mandioca, os comerciantes da área têm evitado repassar o aumento para o preço final para o consumidor. A medida visa evitar o “sumiço” de consumidores após a pandemia, momento em que o comércio começa dar sinal de recuperação, explica a empresária Priscilla Sá, proprietária da Moinho Espeto.

"Subiu o arroz, a carne, o limão e agora a mandioca. Estamos segurando ao máximo reajustar esses aumentos nos nossos produtos para não espantar os clientes. A previsão junto aos nossos fornecedores é que no mês que vem o preço da mandioca recue e estamos contando com isso para mantermos os mesmos valores dos nossos espetos", comenta Priscilla Sá.

A elevação do preço da saca de mandioca se deu por diversos fatores como a seca prolongada, pragas e a pandemia do novo coronavírus. A redução da área plantada e queda da produção são outros fatores, como também o fato dos produtores familiares não possuírem condições para adquirir maquinários para a colheita.

"Além disso, para arrancar a mandioca do chão é preciso muita força, e a grande maioria dos produtores familiares não têm condições de adquirir maquinários para isso e estão acima dos 50 anos, tornando a colheita um serviço muito pesado, por ser algo que exige força", comenta a técnica de Desenvolvimento Econômico Social da Seaf, Doraci Maria de Siqueira.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo