Regional

13/09/2020 10:44

Presídio recebe escâner corporal em MT

Em menos de uma semana, o Sistema Penitenciário de Mato Grosso foi contemplado com duas obras de ampliação. A mais recente foi na unidade Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), que inaugurou, nesta quinta-feira (10.09), a reforma na recepção da Penitenciária e, por meio do incremento estrutural, foi possível dispor do escâner corporal no setor.

A obra serviu para adequar a parte elétrica, forro, hidráulica e a ampliação da recepção. Ao todo, foram investidos R$ 50 mil para compra de materiais de construção e a mão de obra foi dos reeducandos. O Sistema Penitenciário é uma pasta adjunta da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). A penitenciária de Sinop tem mais de 880 recuperandos. 

“Essa obra é importante porque precisávamos reestruturar nosso espaço para abrigar o novo equipamento, que é uma ferramenta para aumentar a repressão de entrada de objetos ilícitos na unidade”, enfatizou o diretor da Penitenciária, Roni de Souza.

O escâner corporal foi doado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Também receberam os equipamentos as unidades penais de Cuiabá, masculina e feminina, Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e Ana Maria do Couto May e as unidades dos municípios de Várzea Grande, Cáceres e Água Boa. A Penitenciária Central do Estado (PCE) e a Mata Grande, em Rondonópolis, já possuem o escâner corporal, porém custeado pelo Estado.

 

“Mais uma obra que a adjunta de Administração Penitenciária realiza em parceira com as instituições sem fins lucrativos, resultado do modelo de gestão com foco no fortalecimento da segurança dos servidores e da unidade penal, parabenizo todos os servidores da Penitenciária de Sinop, em especial a equipe que está na linha de frente no combate à Covid-19”, ressaltou o secretário adjunto, Emanoel Flores.

A solenidade de inauguração foi realizada na manhã desta quinta-feira (10.09), na sede da unidade, em Sinop. Além do secretário adjunto, Emanoel Flores, estiveram presentes também a superintendente regional Oeste do Sistema Penitenciário, Simone Lira.

Projetos de ressocialização

Ainda durante a visita, o secretário Emanoel Flores conheceu os projetos que integram os reeducandos em atividades laborais, a exemplo do espaço disponível para corte e costura. Pelo ateliê, os reeducandos têm produzido, nos últimos meses, as máscaras de tecidos.

Outras atividades desenvolvidas intramuros são a serigrafia, e o projeto Semear, que plantou dentro da unidade mais de 120 mil mudas de abacaxi e a colheita está prevista para os próximos meses.

Os reeducandos trabalham também na fabricação de bolas de couro. Uma novidade da penitenciária é a construção do tabuleiro, feito de lona e as peças para jogar xadrez, feitas em madeira.

“Foi muito boa a visita do secretário porque foi a oportunidade de demostrar as atividades que estamos realizados com os reeducandos”, enfatiza o diretor Roni.

Mais reformas

Na última terça-feira (08.09), foi efetivada a reforma de um raio na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. Com a obra, a unidade ganhou 15 novas vagas.

Foram investidos R$ 30 mil na compra de materiais e mão de obra. A estrutura já vem com as camas e o banheiro. A reforma também adequou os espaços às novas normas adotadas pelo Sistema Penitenciário, dentre elas, a restrição de objetos e ausência de tomadas elétricas. Cada cela tem o sistema de energia e refrigeração do lado externo.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo