Regional

11/08/2020 06:08 Assessoria de Imprensa

Assistência Social de Nova Monte Verde promove campanha de prevenção à violência doméstica

A Prefeitura de Nova Monte Verde, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania e em uma das ações do Centro de Proteção Especial, sob a responsabilidade e orientações da Psicóloga Bruna Rodrigues, estará promovendo a realização da Campanha "Agosto Lilás”.

Esta campanha é alusiva às comemorações dos 14 anos da Lei Maria da Penha, com o objetivo de, entre outras medidas, coibir todo o tipo de violência de gênero, violência doméstica e familiar e violência contra a mulher. No último dia 30 de julho uma reunião com representantes farmacêuticos do município e Forças de Segurança, definiu as estratégias a serem adotadas no desenvolvimento da campanha.

Em razão da declaração de pandemia pela COVID-19, nesse ano não serão realizados eventos nem encontros presenciais: a campanha será virtual, com posts nas redes sociais, entrevistas em rádios, sites e jornais; usando da tecnologia, o objetivo é alcançar todos os munícipes monteverdenses e sensibilizar toda a sociedade, para que se engajem na campanha de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

DADOS DA VIOLÊNCIA

Conforme relatórios da Polícia Judiciária Civil no ano de 2019, entre os meses de janeiro e dezembro, foram instaurados 35 Inquéritos Policiais envolvendo violência doméstica. No mesmo período foram instauradas 22 Medidas Protetivas.

Neste início de 2020, entre janeiro e julho, foram instaurados 11 Inquéritos Policiais envolvendo violência doméstica. No mesmo período foram instauradas 08 Medidas Protetivas.

Os números são relacionados a lesão corporal, ameaça, vias de fato, injúria e difamação.

 

CAMPANHA “X“ VERMELHO PARA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) no mês de junho, a campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica. A prefeitura de Nova Monte Verde manifesta seu total apoio à iniciativa.

O objetivo é incentivar denúncias por meio de um símbolo: ao desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao farmacêutico ou ao atendente da farmácia, a vítima poderá receber auxílio e acionar as autoridades.

Após a denúncia, os profissionais das farmácias seguem um protocolo para comunicar a polícia e ao acolhimento à vítima. Balconistas e farmacêuticos não serão conduzidos à delegacia e nem, necessariamente, chamados a testemunhar.

Farmácias em todo o país participam da iniciativa como agentes de comunicação contra a violência doméstica.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo