Regional

08/10/2019 05:35 ANA LUÍZA ANACHE

Sinop: Rios serão monitorados por Estação Hidrometeorológica

O planejamento e o gerenciamento dos recursos hídricos na região de Sinop (a 500km de Cuiabá) ganharam uma importante aliada. A Estação Hidrometeorológica do Rio Preto, inaugurada na última sexta-feira (04), vai transmitir via rádio para um sistema online, a cada 10 minutos, informações sobre o nível da água, turbidez, temperatura, PH e oxigênio dos rios Preto, Rosana, Caiabi, Nandico, Celeste e Lira, além de alguns córregos na região de Sorriso. De acordo com os pesquisadores envolvidos no projeto, mensalmente uma equipe descerá o rio para calibrar os sensores e garantir maior confiabilidade dos dados.


A cerimônia de inauguração foi realizada no auditório das Promotorias de Justiça de Sinop, promovida pela 3ª Promotoria de Justiça Cível em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes da Margem Direita do Alto Teles Pires. Com a Estação Hidrometeorológica, será possível identificar a quantidade de água que pode ser utilizada para captação e diluição de efluentes. Além disso, os estudos fornecerão subsídios para o enfrentamento de uma eventual crise hídrica. 


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso destinou, por meio de Termos de Ajustamento de Conduta, cerca de R$ 300 mil para viabilização do projeto. Segundo o promotor de Justiça Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, a iniciativa é de importância incomensurável e o envolvimento de toda a sociedade é imprescindível. A expectativa é que esse projeto se estenda e que novas estações sejam construídas. O promotor de justiça argumenta ainda que o mapeamento das informações refletirá em embasamento científico para a concessão de outorgas por parte do poder público. 


“Inicialmente teremos o monitoramento do Rio Preto e de pequenos afluentes da margem direita do Rio Teles Pires. Saberemos a quantidade de água que temos durante o ano, faremos um histórico, saberemos a quantidade de água que entra, que sai, a quantidade de chuva, variação entre período seco e chuvoso, a qualidade dessa água, como podemos utilizá-la, se podemos utilizá-la. Afinal, a água é um bem público e essa estação de monitoramento é importante para que tenhamos uma exploração consciente desse recurso”, afirmou Pompílio Neto. 


As informações obtidas vão subsidiar a adoção de políticas para o abastecimento público e para o desenvolvimento urbano. Para a presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes da Margem Direita do Alto Teles Pires e secretária municipal de Meio Ambiente, Ivete Mallmann Franke, os recursos hídricos são fundamentais para o desenvolvimento da cidade de Sinop. “Temos uma taxa de crescimento exponencial e a preocupação com os recursos hídricos é fundamental para garantirmos um desenvolvimento sustentável. Então o monitoramento nos traz a possibilidade de coletar informações e dados técnicos que servirão de base para a tomada de decisões, bem como para o desenvolvimento de pesquisas e planos de ação”, explicou.
O analista de Meio Ambiente e engenheiro s

anitarista da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eliel Alves Ferreira defende que a estação será de grande importância para “saber de fato quanto há de água disponível e qual a qualidade dessa água”, contribuindo para o trabalho da Sema na concessão de outorgas como liberação para a captação de água e diluição de efluentes. Já a coordenadora adjunta do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Leonice Lotufo, enfatizou que política de recursos hídricos inclui não só o poder público, como também exige o envolvimento da sociedade civil na tomada de decisão. A prefeita Rosana Martinelli inclusive defendeu a gestão compartilhada e os ganhos para o meio ambiente das parcerias firmadas. 


Durante a cerimônia de inauguração da Estação Hidrometeorológica do Rio Preto foi exibido um vídeo explicando a importância dos Comitês e das Promotorias de Justiça de Bacias Hidrográficas. Assista aqui.  


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo