Regional

09/09/2019 17:35

Condutores com CNH suspensa podem fazer curso de reciclagem à distância

Motoristas que sofreram suspensão no direito de dirigir já podem fazer o curso de reciclagem por ensino à distância. O link para acesso está disponível no site do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (www.detran.mt.gov.br), em Reciclagem EAD.

Ao clicar no link, os condutores terão a opção de escolha de empresas nacionais que foram credenciadas junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para a realização do curso de reciclagem à distância do Detran-MT.

O diretor de Habilitação da autarquia, Alessandro de Andrade, explica que, antes da possibilidade do ensino à distância, o condutor precisava procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) para realizar a capacitação. 

“Agora o motorista pode entrar direto no site do Detran-MT, clicar no link de acesso ao curso de reciclagem e fazer a capacitação em qualquer lugar, garantindo maior praticidade e comodidade”, disse o diretor. 

A oferta do curso atende à Resolução 730/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece os critérios e requisitos técnicos para a homologação dos cursos e plataformas tecnológicas, na modalidade de ensino a distância.

O curso também está de acordo com as exigências da Resolução nº 168/2004 do Contran, e contém as mesmas disciplinas do curso presencial: Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Legislação de Trânsito e Relacionamento Interpessoal.

Reciclagem

O curso de reciclagem tem como objetivo reeducar o motorista que tenha sofrido a penalidade de suspensão do direito de dirigir.

Conforme o artigo 268 do Código de Trânsito Brasileiro, o condutor infrator será submetido a curso de reciclagem na forma estabelecida pelo Contran quando: sendo contumaz, for necessário à sua reeducação; quando suspenso do direito de dirigir; quando se envolver em acidente grave para o qual haja contribuído (independentemente de processo judicial); quando condenado judicialmente por delito de trânsito e, a qualquer tempo, se for constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito.

Procedimentos

Antes de iniciar o curso de reciclagem, o condutor deverá entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em qualquer unidade do Detran-MT e então dar início ao cumprimento do prazo de suspensão do direito de dirigir.

Na sequência, o motorista precisa realizar o curso teórico de reciclagem, que pode ser feito via ensino à distância ou ainda presencialmente, em qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado no Detran-MT.

Em posse do certificado de conclusão do curso, o motorista deve ir até um dos postos de atendimento do Detran-MT para a emissão da taxa de Exame Teórico de Reciclagem para Infratores e agendamento do exame. Após aprovado, o condutor poderá solicitar a retirada de sua CNH ou a renovação do documento, caso já esteja vencido.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo