Regional

10/05/2019 17:14 OlharDireto

Chuvas de Maio: Temporal em Cuiabá; rajadas de vento chegam a 74 km/h

As chuvas que caíram nestes primeiros dias de maio já superaram a média esperada para o mês inteiro. Na tarde da última quarta-feira (8), por exemplo, houve uma tempestade com rajadas de vento que chegaram a 74 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41 mm de chuva. Isto representa quase toda a chuva normal para o mês, já que a média é de aproximadamente 50 mm.


​O total de chuva acumulado em nove dias foi de 84,2 mm, o que já faz de maio de 2019 o maio mais chuvoso em Cuiabá desde 2015, quando choveu 96,7 mm em 31 dias. Conforme o Clima Tempo, a climatologia do Centro-Oeste mostra que maio é um mês do período normal de seca desta Região, mas este ano está diferente. O tempo ainda não secou e as pancadas de chuva continuam ocorrendo em todos os estados. Os primeiros cinco dias de maio foram com temporais de verão, o que garantiu quantidades de chuva fora do comum para este mês.
 
Consequências
 
O Corpo de Bombeiros informou que durante a chuva de quarta-feira foram registradas 40 ocorrências de árvores que caíram sobre muros, carros e vias públicas. Os bairros com mais ocorrências foram: Grande Terceiro, Jardim Itália, Centro Sul, Bosque da Saúde, Porto, Nova Várzea Grande, Morada dos Nobres, Coophamil, Lixeira e Cidade Alta. 

Mais chuva até o fim de maio
 
Maio vai continuar com condições meteorológicas atípicas. Pelo menos até o dia 24, as pancadas de chuva ainda vão ocorrer com certa regularidade, mas intercaladas com períodos de alguns dias secos. Embora a chuva não seja generalizada, o risco de pancadas moderadas a fortes ainda é moderado a alto.
 
As condições para chuva por todo o Centro-Oeste aumentam a partir do fim de semana, 11 e 12 de maio, quando uma grande frente fria começa avançar sobre o Brasil. Esta frente fria começa a influenciar a fronteira com o Paraguai no sábado (11), e na segunda-feira (13), deve levar chuva para Goiânia e Brasília.

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo