Regional

30/01/2019 16:05

Prefeitura de Nova Monte Verde promove cursos de Libras

Com a participação de cinquenta inscritos, a Prefeitura Municipal de Nova Monte Verde em parceria com a Câmara Municipal, realizou entre os dia 28 e 29 de janeiro, a primeira capacitação básica de Língua Brasileira de Sinais.

De acordo com Secretário Municipal de Educação, professor Élcio Leandro, o papel da escola é formar cidadãos transmitindo valores éticos e morais, conhecimentos e desenvolvendo habilidades no educando, por meio do processo pedagógico de ensino-aprendizagem, preparando-os para o exercício da cidadania e sua preparação para vivência em sociedade, de forma atuante, crítica, transformadora. E nesse processo, os desafios são de todas as ordens e níveis, oriundos da diversidade de personalidades, da educação doméstica fornecida pelas famílias, das potencialidades, dificuldades e problemas externalizados por cada educando que compõe a sala de aula.

Focada neste entendimento, é que a administração municipal realizou nas dependências da Câmara Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte, essa importante ação que abordou os mais variados aspectos sobre Língua Brasileira de Sinais - LIBRA, através do projeto de inclusão social que teve como lema “Sem voz, as mão vencem o silencio e anunciam a vida!”.
O como articuladores, participaram do evento, os professores Hélio Domelide Ferreira e Luiz Guilherme Trentini Porcinato, que contaram com a colaboração da tradutora e intérprete de LIBRAS, professora Nilceia Frausino.

A Prefeita Beatriz de Fátima Sueck Lemes, ao participar do evento disse que, logo depois da aprovação da Lei nº 987 de 12 de dezembro de 2018, que institui no calendário de datas e eventos do município a semana municipal de conscientização e divulgação da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, já iniciou a manter contatos para que este curso fosse realizado no município, com a capacidade máxima de cinquenta inscritos.

A prefeita na oportunidade explicou que, em Nova Monte Verde apenas um caso com este tipo de necessidade especial foi detectado, afirmando que, mesmo assim a atual gestão tem a preocupação e o compromisso de promover a inclusão social em todos os aspectos, não apenas deste caso, mas assim como de outros que também poderão ser identificados.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo