Regional

09/01/2019 05:08 Fonte: Assecom/Prefeitura/Juara

Perito ambiental está em Juara para avaliar compensações socioambientais com a construção da Usina Castanheira

Como fruto de inúmeros pedidos para que um especialista viesse à Juara falar sobre os trâmites da instalação da Usina Hidrelétrica Castanheira, a Câmara de Vereadores em parceria com a Prefeitura Municipal recebeu nesta terça-feira, 08 de janeiro, Ivan França e Souza, perito ambiental, da Magna Serviços Empresariais, empresa localizada em Goiânia, GO.

O perito se reuniu com o presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Boy, com representantes do Poder Executivo e com membros da Comissão de Acompanhamento da Construção da Usina. O encontro foi no gabinete do prefeito Carlos Sirena.

Ivan França e Souza vai rever toda a pauta de reivindicação da comissão e apresentar um relatório técnico de estratégias de negociação entre empreendedores e município, a respeito da demanda local e referente às compensações socioambientais de construção da usina e todos os investimentos que serão instalados em Juara.

Como parte dos trabalhos, uma audiência será realizada com o Promotor de Justiça, Herbert Dias na manhã desta quarta-feira 09 e uma reunião será realizada com representantes da Comunidade Pedreira, também na quarta-feira 09, às 14h00, na Câmara de Vereadores.

De acordo com membros da comissão, outras reuniões com datas a serem definidas serão feitas com os povos indígenas para tratar do assunto da usina. Primeiramente a conversa será com os proprietários ribeirinhos e que serão atingidos diretamente pela construção da barragem e depois outro encontro com os povos indígenas.

A Usina Hidrelétrica Castanheira está planejada par ser construída no Rio Arinos e terá uma capacidade de 140 MW e o reservatório da barragem ocupará uma área de 9.470 hectares e se estenderá por 67 km. A maior parte da área do reservatório (99,96%) estará no município de Juara e o restante (0,04%), no município de Novo Horizonte do Norte.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo