Regional

09/07/2018 17:56 FolhaMax

Pesquisa indica baixa renovação da bancada de MT na Câmara dos Deputados

O atual presidente do DEM em Mato Grosso, Fábio Garcia, seria o deputado federal mais votado nas eleições deste ano, em outubro, segundo uma pesquisa do instituto Segmenta Dados, publicada nesta segunda-feira e registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número MT-00672/2018. O levantamento aponta ainda que a tendência é ocorrer uma baixa renovação entre os representantes de Mato Grosso na Câmara, já que, dos 8 mais bem colocados, seis vão tentar a reeleição.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 5 de julho, em 75 municípios, ouvindo 2048 pessoas com margem de erro de 3% para mais ou menos. No entanto, pesquisas para deputados estaduais e federais podem sofrer grandes diferenças, tendo em vista a pluralidade de candidatos e a polarização das bases de alguns deles.

O levantamento ocorre na modalidade espontânea, onde não é apresentada lista de candidatos. Garcia, eleito em 2014 pela primeira vez ao cargo, teria 5,43% das intenções de voto, segundo o Segmenta Dados.

Na segunda colocação aparece Carlos Bezerra (MDB), com 5,40%, seguido por seu colega de partido, Valtenir Pereira (MDB), com 5,11%. O ex-ministro da Agricultura Neri Geller (PP), com 4,81%, é o quarto colocado.

Na quinta posição está Victório Galli (PSL), com 4,66%, a frente de Nilson Leitão (PSDB), que articula ser candidato a uma vaga ao Senado, com 4,43%. Fecham a lista dos oito primeiros Ezequiel Fonseca (PP), com 4,20% e o deputado estadual Leonardo Albuquerque (Solidariedade), com 3,21%.

Outros 10 pré-candidatos também foram citados na amostragem. O número de eleitores que ainda não tem voto definido é de 44,29%.

A pesquisa para cargos proporcionais - deputados federais e estaduais - mostra apenas uma tendência e não é possível afirmar que os mais votados serão eleitos. A eleição para deputados estaduais e federais, ao contrário das para governador e senador, não é através do somatório de votos simples. É preciso apurar os votos que cada coligação irá ter, além do quociente eleitoral para determinar os 24 parlamentares que serão eleitos para a ALMT e os oito para a Câmara dos Deputados.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo