Regional

08/03/2018 10:44 Assessoria | Seadtur/MT

Mato Grosso participa do encontro nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo

A Secretaria de Adjunta de Turismo de Mato Grosso participa, em Brasília, do 5º Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), iniciado nesta terça-feira (06.03), na sede da Embratur. O grupo do RIMT é composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), do Sebrae (Nacional e estaduais) e de órgãos oficiais de Turismo das Unidades da Federação (UFs), compartilha experiências de forma a orientar a promoção de localidades.

As discussões, que visam adaptar a oferta de atrativos às expectativas e tendências do mercado de viagens, fornecem subsídios à tomada de decisões na área. A RIMT, inclusa no Plano Estratégico de Marketing Turístico - Experiências do Brasil 2014/2018, busca manter um processo de sinergia entre atores públicos e privados do segmento, que permita ampliar a profissionalização do marketing turístico.

Estão presentes o secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, e a coordenadora de Marketing e Comercialização do Turismo da Seadtur, Simone Lara Pinto.

“A RIMT é um processo inteligente que permite aos estados ampliar a profissionalização dos destinos de modo a orientar a promoção conforme as expectativas e tendências de mercado. Todo esse processo vem ao encontro das ações do Governo do Estado, através da Adjunta de Turismo, que tem como meta o posicionamento do destino Mato Grosso nos principais mercados emissores de turistas nacionais e internacionais”, explica Simone Lara Pinto coordenadora de Marketing e Comercialização do Turismo da Seadtur.

“A Rede preconiza metas a exemplo da integração de políticas públicas e a identificação de oportunidades, trabalho que temos desenvolvido em Mato Grosso junto aos municípios e aos operadores do turismo”, explica Luis Carlos Nigro.

Temáticas - Um dos temas defendidos pelo MTur é o empenho pela digitalização de orientações a visitantes. A Embratur, por exemplo, divulgou o quanto tem investido nos processos digitais e pretende se transformar em uma agência totalmente digital.

O encontro conta com apresentações de técnicos do MTur que abordam assuntos como a definição de produtos turísticos; ações de publicidade; o apoio a eventos geradores de fluxo turístico e à participação em feiras do setor; o Sistema de Informações sobre Destinos Turísticos (SIDTur) e a elaboração de estatísticas sobre o desempenho do ramo. O evento prossegue nesta quarta-feira (07) com palestras a respeito da promoção internacional do Brasil, da gestão de destinos inteligentes e de estratégias digitais.

HISTÓRICO - A primeira reunião da RIMT ocorreu em 2016, durante o Festival de Turismo de Gramado (RS), o Festuris. Na ocasião, foram apresentadas as estratégias e ações previstas por MTur, Embratur e Sebrae Nacional para promoção e apoio à comercialização de destinos e produtos turísticos, tanto no Brasil quanto no exterior. Atualmente, a Rede é coordenada pelo MTur e a Embratur, com apoio do Sebrae.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo