Regional

10/11/2017 19:55

2 detentos passam mal por greve de fome, são atendidos e voltam a comer

Dois presidiários do Centro de Detenção Provisória em Lucas do Rio Verde passaram mal, nesta sexta (10), após ficarem fracos devido à falta de alimentação. Na segunda (6), detentos de oito unidades prisionais do Estado decidiram fazer greve de fome, por melhorias na estrutura dos presídios, atendimento médico e ortodôntico, além de reclamarem da superlotação.

A secretaria estadual de Direitos Humanos (Sejudh) não divulgou os nomes, mas informou ao  que os dois já passam bem. Ambos foram encaminhados para a ala médica do presídio e atendidos. Eles receberam soro e, após isso, voltaram a comer. A unidade possui aproximadamente 800 m², divididos em dois blocos, administrativo e carceragem, com capacidade para abrigar 144 presos, divididos em 12 celas, com 12 pessoas em cada uma.

O presidente do sindicato que representa os agentes penitenciários (Sindspen-MT), João Batista, relatou que a manifestação é pacífica, mas que monitora todas as unidades.

Um comunicado intitulado “Salve Geral” que circulou nas redes sociais, diz que muitos presos morrem “pela negligência da parte do governo, que não contrata médico e falta de medicamento adequado para os tratamentos". Além disso, apontam superlotação carcerária. Neste sentido, alegam que uma cela com capacidade para oito reenducandos, abriga mais de 40.

Em relação ao atendimento à saúde, por meio de nota, a Sejudh esclarece que as maiores unidades do sistema penitenciário possuem no próprio local equipes formadas por médico (clínico geral, ginecologista), enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, farmacêutico e nutricionista. Além disso, aponta que a secretaria estadual de Saúde (SES) contratará médicos para repor e ampliar o quadro.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados a Gund e Caldas LTDA ME - Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo